Introdução – Reflexão:

Jesus voltará, e este é um fato irrefutável, irretocável e iminente, comprovado pelas sagradas escrituras. De início, vamos verificar em 7 pontos, um número perfeito em Apocalipse, quando e como será, e o que ocorrerá na volta de Cristo:

1) A volta será sem aviso: 36  Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. 37  Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. 38  Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, 39  e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem” (Mateus 24:36-39).

2) A volta será inesperada: Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva;pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite (1 Tessalonicenses 5:1,2).

3) A volta trará alívio aos filhos de Deus: de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulame a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder,em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 1:6-8).

4) Jesus será glorificado nos seus seguidores fiéis: “10  quando vier para ser glorificado nos seus santos e ser admirado em todos os que creram, naquele dia (porquanto foi crido entre vós o nosso testemunho). 11  Por isso, também não cessamos de orar por vós, para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé, 12  a fim de que o nome de nosso Senhor Jesus seja glorificado em vós, e vós, nele, segundo a graça do nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo” ( 2 Tessalonicenses 1:10-12).

5) Haverá separação dos santos dos ímpios: 31  Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32  e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33  e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; 34  então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mateus 25:31-34,41). O sábio disse: “O coração do sábio se inclina para a direita, mas o coração do tolo, para a esquerda (Eclesiastes 10:2).

6) Os céus e a terra serão destruídos: Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios” (2 Pedro 3:7).

7) Os fiéis habitarão onde há justiça: “Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça (2 Pedro 3:13).

O que diz a palavra em 2 Pedro 3:3-15:

A vinda do Senhor é inevitável, os justos serão salvos, e não haverá escapatória para os ímpios – A única forma de ser salvo: render-se ao Senhor Jesus Cristo, reconhecer Ele como o filho de Deus, e ter uma vida de devoção, santidade e obediência, se entregando a Deus pelo batismo! (Veja os passos para a salvação) O apóstolo Pedro descreve em sua segunda carta, capítulo 3, detalhes da volta de Jesus, a onipotência de Deus, o que acontecerá com a terra e como seus fiéis seguidores devem se portar diante destes fatos:

3  tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões 4  e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 5  Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, 6  pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. 7  Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados (guardados) para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios.8  Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9  Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 10  Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. 11  Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, 12  esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. 13  Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. 14  Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, 15  e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada.”

Conclusões e aplicações:

1) O mundo que existe está guardado (entesourado) para fogo: Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados (guardados) para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios” (2 Pedro 3:7). Não há como escapar do dia final do acerto de contas do Criador com a coroa da criação que é o homem. Foi dada todas as oportunidades para os seres humanos deixarem a maldade, a impiedade e a corrupção de seus corações e voltarem para Deus. Não haverá injustiças ou enganos no juízo de Deus; o julgamento será reto, inviolável e verdadeiro.

2) O Senhor é eterno: Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia(2 Pedro 3:8). Deus é o Senhor do tempo, Ele não é limitado como nós ao passar de dias, meses, anos, estações, etc. Um dia ou mil anos pra Ele é a mesma coisa. Devemos confiar, portanto, que por mais que alguma situação em nossas vidas, ou mesmo a volta de Jesus demore; tudo está sob o controle absoluto de Deus; e estamos guardados sob a sua guarda e proteção.

3) Deus é longânimo: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9). Não devemos achar que está demorando demais a volta de Jesus. Não devemos pensar com egoísmo, olhando apenas para nós mesmos. Deus está no controle, e pra tudo neste mundo há um propósito; e tudo caminha para o final onde no reto juízo de Deus, a sua vontade será feita mesmo que homens não queiram. Ele espera o arrependimento de todos, mas nem todos se arrependerão.

4) Jesus virá quando ninguém esperar: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas” (2 Pedro 3:10). O mundo está tão ocupado com seus afazeres e devaneios que não está atento ao que está por vir, com o firme pensamento que tudo continuará como se não houvesse um fim. Pelo contrário, os cristãos, vivem atentos sabedores que são da volta iminente de seu Senhor Jesus. Em Lucas 13:33 lemos: “Estai de sobreaviso, vigiai [e orai]; porque não sabeis quando será o tempo.”

5) Cristãos devem viver de forma diferente dos ímpios: “Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade(2 Pedro 3:11). Se nós sabemos que ocorrerão todas estas coisas devemos viver de tal modo que não haja sombra de dúvida que somos verdadeiramente filhos de Deus em meio as injustiças, enganos e corrupções no mundo. Devemos ser santos, ou seja, separados das contaminações da carne e do mundo; e piedosos, ou seja, zelosos e dedicados para com Deus e as coisas concernentes ao reino.

6) Cristãos são pacificadores, puros de coração e inculpáveis: “Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis(2 Pedro 3:14). Por saber que Jesus voltará sem aviso, devemos promover a paz de Cristo onde quer que estejamos, vivendo sem a malignidade dos ímpios e não dando motivos para ninguém em relação a nossa conduta. Em Filipenses 2:15 lemos: “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.”

7) A nossa salvação está nas mãos de Deus: e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor” (2 Pedro 3:15a). Deus quer salvar todas as pessoas, e por isso Ele é longânimo. Ele foi longânimo conosco, e por que não seria com os outros? Devemos ter a certeza que entregues a Cristo, nossa salvação está assegurada em Deus. Do mesmo modo Ele deseja que outros se arrependam de seus pecados e se voltem pra Ele.

Quando a trombeta tocar, não haverá mais o que fazer: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16-17).

Leitura de encorajamento:

50  Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 51  Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53  Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54  E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 55  Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56  O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57  Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:50-58).