Meditação – Tiago 1:12

Postado em Atualizado em

Suportando a provação

 

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.” (Tiago 1:12)

 

– Deus não tenta ninguém, mas Ele pode provar a fé daquele que professa Seu nome e ver até aonde ela pode ir.

O Senhor provou a fé de Abraão e este foi aprovado segundo suas atitudes, quando ele “sacrificou” espiritualmente seu filho. Deus também provou a fé de Noé lhe designando algo incompreensível: a construção de uma grande embarcação em plena terra seca. Segundo a sua obediência, Noé foi aprovado! O apóstolo Paulo também foi provado por Deus quando ele perdeu tudo o que tinha ou era perante os homens para servir a Cristo. Ele foi aprovado, segundo a sua persistência na fé, mesmo com todo o seu sofrimento. Todos estes e tantos outros que serviram Deus, foram provados e receberam a coroa da vida, pois eles amaram o Senhor, mais do que a própria vida. Jesus, o exemplo maior, suportou tudo o que passou aqui, por causa de seu amor e fé inabaláveis.

Bem-aventurados seremos se imitarmos a bravura desses homens de Deus e principalmente a Jesus, sendo provados e aprovados por Ele. Lembremos: Deus não prova o incrédulo, e sim aquele que tem fé nEle (Hebreus 11:1,6). Estejamos preparados.

Anúncios

4 comentários em “Meditação – Tiago 1:12

    Waldréa disse:
    7 agosto, 2009 às 12:27

    Isso quer dizer que Ele sabe que nós PODEMOS passar pelas provações?!

      Elcio Marcio disse:
      7 agosto, 2009 às 14:50

      Prezada Waldréa, leia esta passagem: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo. Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.” (1 Pedro 1:3-9)

      – Por “breve tempo” todo cristão passará “por várias provações”, ou seja, neste mundo, nesta vida, que é breve comparada a eternidade que os aguarda (os que buscam e vivem segundo a vontade de Deus com fidelidade), passarão por dificuldades enquanto estiverem na carne – estiverem neste mundo de corrupção, mentiras e imoralidade -, mas Jesus disse: “No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16:33b). Deus é onisciente, assim como Ele é onipotente e onipresente, ou seja, Deus é àquele que sabe todas as coisas, pode todas as coisas e está em todo lugar – estas são virtudes da divindade, ou seja, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. E este Deus Todo Poderoso guardará pelo seu poder, “mediante a fé… para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros” para “a salvação preparada para revelar-se no último tempo” aqueles que passarem por provações e permanecerem fiéis.

      Pela onisciência de Deus, Ele sabe se vamos ou não passar por provações. Devemos lembrar que provação é diferente de tentação. Tentação é algo maléfico e Deus não tenta ninguém e não pode ser tentado pelo mal (veja Tiago 1:13). A tentação vem pela nossa própria cobiça e pela ação do inimigo (Tiago 1:14-16). Mas, pelo contrário, a provação serve para que sejamos aprovados ou reprovados segundo a nossa fé em Deus. Dizer que temos fé em Deus é muito fácil, mas passar por tribulações e sofrimentos neste mundo e ainda assim continuar fiel ao Senhor é a diferença entre uma fé morta e uma fé viva e operante (Tiago 2:14-26).

      Espero que na correria do momento eu possa ter respondido a sua questão. Que Deus possa abençoar ricamente a sua vida e possa iluminar o seu caminho.

      Elcio

        Waldréa disse:
        21 outubro, 2013 às 14:46

        Obrigada pelo carinho e atenção irmão! Valeu mesmo!

    Liliana Almeirao disse:
    7 novembro, 2009 às 18:24

    Olá! A paz do Senhor! Deus é bom demais. Ele nos prova para sermos aprovados por ele, porque Ele não quer filhos mimados, Ele quer filhos valentes, e acima de tudo, nos prova porque nos ama! Fiquemos firmes porque a vitória é nossa em nome de Jesus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s