Meditação – Efésios 2:8,9

Postado em Atualizado em

Mediante a fé

 

Efesios-289“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)

 

– Por mais que trabalhemos em prol da causa de Cristo aqui na terra, não fazemos mais do que aquilo que nos foi ordenado e por isso fazemos “apenas o que devíamos fazer” (Lucas 17:10). Por mais que nos esforcemos, nunca poderemos salvar a nós mesmos, pois a salvação vem pela graça, o dom supremo do amor e bondade de Deus.

A graça é um presente, um dom imerecido, e o Senhor nos dá livremente sem merecermos. Na verdade, o que merecíamos era a condenação, por causa de nossas transgressões, porque “todos se extraviaram e juntamente se corromperam” (Salmo 53:3a). Mesmo a fé que mediante ela somos salvos pela graça, vem de Deus, porque é Ele “quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).

A fé vem por ouvir a Palavra de Deus; ela nos move a crer nEle, nos fazendo arrepender de nossos pecados e confessarmos Jesus como nosso único Senhor e Salvador, e por fim, somos batizados para remissão de pecados. Daí adiante passamos a ter uma nova consciência, uma nova vida e um novo relacionamento com Deus em obediência, temor e santidade. Somos movidos pela fé – a fé que salva -, porque sem ela “é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

Portanto, por mais obras que façamos para Deus, isso não irá nos salvar, pois todo o processo de redenção e tudo que recebemos de Deus, vem pela sua graça, “não de obras, para que ninguém se glorie.” Que isto seja um estímulo para continuarmos firmes e abundantes na obra do Senhor aqui na terra, para que todos conheçam o amor, a graça e a misericórdia de Deus dadas em Jesus Cristo.

Anúncios

8 comentários em “Meditação – Efésios 2:8,9

    Vilson lopes disse:
    17 setembro, 2009 às 0:13

    Muito bom!

    Lord_Follower disse:
    5 maio, 2013 às 0:12

    Elcio, perdoe-me a confusão, mas em Efésios quando Paulo se refere a fé, ele quer dizer que a fé é que é dom de Deus, não? E nesta reflexão é colocada que a Graça de Deus é um dom dEle. Isto me confundiu um pouco. Exemplifico abaixo minha dúvida

    “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; ~> e isto não vem de vós <~ (NÃO SE REFERE A FÉ? OU SE REFERE A GRAÇA?) ; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)

    Se possível peço encarecidamente que esclareça a minha dúvida. Grato.

      Elcio Marcio respondido:
      6 maio, 2013 às 9:38

      Prezado, a passagem basicamente fala da graça, “o dom supremo do amor e bondade de Deus” como mencionei. Graça é favor imerecido, é o presente que Deus no dá sem merecermos. A fé entra aqui, como a nossa parte no processo da salvação, “não de obras, para que ninguém se glorie”. A graça é o dom de Deus que nos salva, e a fé é o meio que temos (“mediante” = por meio de = por intermédio de) para alcançar essa graça, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Está incluído na graça tudo que Deus faz e fez por nossa salvação; e na fé está incluído tudo que o homem faz em resposta ao evangelho; “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10:17).

    Rene disse:
    30 junho, 2016 às 2:01

    Esse… mediante a fé …não seria a fé de Jesus… a obediência de Jesus que diz em rom 5.19? Nós somos justificados pela obediência de Jesus.

      Elcio Marcio respondido:
      30 junho, 2016 às 10:19

      Sim Rene, você está certa, é a fé em Jesus, e consequentemente obediência a Ele, e por fim, ao Pai. Veja parte do artigo: “A fé vem por ouvir a Palavra de Deus; ela nos move a crer nEle, nos fazendo arrepender de nossos pecados e confessarmos Jesus como nosso único Senhor e Salvador, e por fim, somos batizados para remissão de pecados.”

    Daniela disse:
    12 dezembro, 2016 às 10:52

    Simplesmente incrível. É muito gratificante ver o quanto o senhor é misericordioso e bondoso, essa meditação me ajudou muito. Tenho certeza que ajudará muitos outros também. Bjos e fique na paz de Cristo.

    Alessandra disse:
    9 maio, 2017 às 0:25

    Não entendo… Tiago diz que a fé sem as obras é morta, ou seja, temos que ter fé e fazer as obras de Deus; e daí você pode explicar a contradição com essa passagem de Efésios?

      Elcio Marcio respondido:
      9 maio, 2017 às 22:01

      Prezada Alessandra não há contradição alguma. A passagem de Efésios diz que somos salvos pela graça, e essa dádiva – ‘salvação pela graça’ – não vem de nós, mas “é dom de Deus; para que ninguém se glorie”, ou seja, ninguém ouse dizer que sua salvação foi por seus próprios esforços e/ou capacidade – que pelas suas obras foi salvo. A graça da salvação é dom de Deus, e mediante a fé a alcançamos. Tiago comenta que a fé sem obras é morta, e isto é verdade. A fé em Cristo nos move a servi-lo; trabalhar em prol de sua causa na terra em “boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10b). Uma fé que não age é morta; assim como ações sem fé – a fé verdadeira em Cristo – também. As obras que fazemos mediante nossa fé em Cristo – como por exemplo pregar e propagar o evangelho, as boas novas de Cristo; contribuir e cuidar dos santos necessitados; amar o próximo como a ti mesmo; etc. – são resultantes da fé em Cristo que nos chama a servi-lo e obedece-lo em sua vontade. Jesus nos chamou para servi-lo e não para ficarmos inertes e/ou nos envolvendo em “negócios desta vida” (2 Timóteo 2:4a), pois nosso “objetivo é satisfazer àquele que” nos “arregimentou” (alistou; chamou) (2 Timóteo 2:4b).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s