Mediante a fé
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)
Por mais que trabalhemos em prol da causa de Cristo aqui na terra, não fazemos mais do que aquilo que nos foi ordenado e por isso fazemos “apenas o que devíamos fazer” (Lucas 17:10). Por mais que nos esforcemos, nunca poderemos salvar a nós mesmos, pois a salvação vem pela graça, o dom supremo do amor e bondade de Deus.
A graça é um presente, um dom imerecido, e o Senhor nos dá livremente sem merecermos. Na verdade, o que merecíamos era a condenação, por causa de nossas transgressões, porque “todos se extraviaram e juntamente se corromperam” (Salmo 53:3a). Mesmo a fé que mediante ela somos salvos pela graça, vem de Deus, porque é Ele “quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13).
A fé vem por ouvir a Palavra de Deus; ela nos move a crer nEle, nos fazendo arrepender de nossos pecados e confessarmos Jesus como Filho de Deus – nosso único Senhor e Salvador –, e por fim, somos imersos nas águas para remissão de pecados. Daí adiante passamos a ter uma nova consciência, uma nova vida e um novo relacionamento com Deus em obediência, temor e santidade. Somos movidos pela fé – a fé que salva –, porque sem ela “é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).
Portanto, por mais obras que façamos para Deus, isso não irá nos salvar, pois todo o processo de redenção e tudo que recebemos de Deus, vem pela sua graça, “não de obras, para que ninguém se glorie.” Que isto seja um estímulo para continuarmos firmes e abundantes na obra do Senhor aqui na terra, para que todos conheçam o amor, a graça e a misericórdia de Deus dadas em Jesus Cristo.
Muito bom!
Elcio, perdoe-me a confusão, mas em Efésios quando Paulo se refere a fé, ele quer dizer que a fé é que é dom de Deus, não? E nesta reflexão é colocada que a Graça de Deus é um dom dEle. Isto me confundiu um pouco. Exemplifico abaixo minha dúvida
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; ~> e isto não vem de vós <~ (NÃO SE REFERE A FÉ? OU SE REFERE A GRAÇA?) ; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” (Efésios 2:8,9)
Se possível peço encarecidamente que esclareça a minha dúvida. Grato.
Prezado, a passagem basicamente fala da graça, “o dom supremo do amor e bondade de Deus” como mencionei. Graça é favor imerecido, é o presente que Deus no dá sem merecermos. A fé entra aqui, como a nossa parte no processo da salvação, “não de obras, para que ninguém se glorie”. A graça é o dom de Deus que nos salva, e a fé é o meio que temos (“mediante” = por meio de = por intermédio de) para alcançar essa graça, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6). Está incluído na graça tudo que Deus faz e fez por nossa salvação; e na fé está incluído tudo que o homem faz em resposta ao evangelho; “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” (Rm 10:17).
Esse… mediante a fé …não seria a fé de Jesus… a obediência de Jesus que diz em rom 5.19? Nós somos justificados pela obediência de Jesus.
Sim Rene, você está certa, é a fé em Jesus, e consequentemente obediência a Ele, e por fim, ao Pai. Veja parte do artigo: “A fé vem por ouvir a Palavra de Deus; ela nos move a crer nEle, nos fazendo arrepender de nossos pecados e confessarmos Jesus como nosso único Senhor e Salvador, e por fim, somos batizados para remissão de pecados.”
Simplesmente incrível. É muito gratificante ver o quanto o senhor é misericordioso e bondoso, essa meditação me ajudou muito. Tenho certeza que ajudará muitos outros também. Bjos e fique na paz de Cristo.
Não entendo… Tiago diz que a fé sem as obras é morta, ou seja, temos que ter fé e fazer as obras de Deus; e daí você pode explicar a contradição com essa passagem de Efésios?
Prezada Alessandra não há contradição alguma. A passagem de Efésios diz que somos salvos pela graça, e essa dádiva – ‘salvação pela graça’ – não vem de nós, mas “é dom de Deus; para que ninguém se glorie”, ou seja, ninguém ouse dizer que sua salvação foi por seus próprios esforços e/ou capacidade – que pelas suas obras foi salvo. A graça da salvação é dom de Deus, e mediante a fé a alcançamos. Tiago comenta que a fé sem obras é morta, e isto é verdade. A fé em Cristo nos move a servi-lo; trabalhar em prol de sua causa na terra em “boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10b). Uma fé que não age é morta; assim como ações sem fé – a fé verdadeira em Cristo – também. As obras que fazemos mediante nossa fé em Cristo – como por exemplo pregar e propagar o evangelho, as boas novas de Cristo; contribuir e cuidar dos santos necessitados; amar o próximo como a ti mesmo; etc. – são resultantes da fé em Cristo que nos chama a servi-lo e obedece-lo em sua vontade. Jesus nos chamou para servi-lo e não para ficarmos inertes e/ou nos envolvendo em “negócios desta vida” (2 Timóteo 2:4a), pois nosso “objetivo é satisfazer àquele que” nos “arregimentou” (alistou; chamou) (2 Timóteo 2:4b).
Parabéns! Parabéns! Essa reflexão saiu do trono de Deus para a minha vida. Gostei demais.
Bom dia, paz seja convosco! Quando Paulo afirma: e isso não vem de vós é dom de Deus. Ele está se referindo a FÉ que é dom de Deus ou a Salvação?
Prezado José, obrigado por seu comentário. Uma questão parecida já foi colocada por outro participante acima (Lord_Follower), no qual respondi baseado no texto de Efésios, que a salvação é o dom de Deus exercida através de sua graça. A fé entra neste processo, como a nossa parte, “não de obras, para que ninguém se glorie”.
Em Efésios o que é dom de Deus é a GRAÇA… favor imerecido… justiça de Deus… Que só vem mediante a fé (fidelidade de Cristo)… Romanos 5:19… estudem a semântica da palavra fé.
Caro Rene, creio que houve um equívoco da sua parte com relação ao texto do artigo, e aos meus comentários acima. Em um dos comentários eu disse: “A passagem de Efésios diz que somos salvos pela graça, e essa dádiva – ‘salvação pela graça’ – não vem de nós, mas “é dom de Deus; para que ninguém se glorie”, ou seja, ninguém ouse dizer que sua salvação foi por seus próprios esforços e/ou capacidade – que pelas suas obras foi salvo. A graça da salvação é dom de Deus, e mediante a fé a alcançamos.”
Tanto a graça como a salvação são dons de Deus. Resumindo, a salvação pela graça é dom de Deus.
Graça e Paz. Ao ler a sua aplicação do texto de Ef. 2.8-9, me chamou a atenção de um estudo do Rev. Hernandes Dias, sobre o mesmo texto de Ef 2.8-10, e que foi muito convincente sua aplicação. Sua exegese bíblica está corretíssima. Vou copiar parte do estudo: . A fé é o meio da salvação (Ef 2.8). “… mediante a fé e isto não vem de nós, é dom de Deus”. Se a morte de Cristo na cruz é a causa meritória da nossa salvação, a fé é a causa instrumental. Não somos salvos por causa da fé, mas mediante a fé. Somos salvos pela morte de Cristo na cruz e recebemos essa salvação por intermédio da fé. A fé é a apropriação da salvação pela graça. Não é fé na fé, mas fé em Cristo, o Salvador. A fé é a mão estendida para receber a salvação, o presente de Deus. A fé, assim como a salvação, não é meritória. A fé é dom de Deus. Não procede de nós, vem de Deus. Não emana da terra, procede do céu. A salvação não é planejada pelo homem nem realizada por ele. Deus é o mentor, o executor e o consumador da salvação. Somos salvos pela graça, para a glória, mediante a fé.
Gostei muito da explicação quero acompanhar a página para aprender mais.
Gostei muito dos suas pregações, vai me ajudar muito neste domingo, pois vou levar a palavra neste dia. Sua explicação é muito clara quando se refere que a fé sem obra é morta.