“Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor” (Colossenses 3:18).

– Submissão é obediência; é uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumindo a responsabilidade, carregando um fardo. Submissão é submeter espontaneamente a vontade de outrem; é estar sujeito a missão do outro. A submissão feminina não tem a ver com inferioridade, ou seja, que o homem é superior a mulher. Diante de Deus, ambos são absolutamente iguais. Porém, o Senhor estabeleceu limites de responsabilidade dentro do lar para que haja ordem, decência, disciplina, temor, e sobretudo, amor.

Na igreja a ordem é a seguinte: Deus é o cabeça de Cristo; Cristo é o cabeça do homem, e o homem é o cabeça da mulher. A mulher é sujeita ao homem, assim como o homem a Cristo, e Cristo a Deus Pai. “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (1 Coríntios 11:3).

No lar basicamente encontramos a mesma ordem de responsabilidade: a mulher esta sujeita ao homem; o homem a Cristo, e consequentemente Cristo a Deus Pai. “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.  Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido” (Efésios 5:22-24).

A missão básica do marido é levar toda a sua família a obediência de Cristo; ao homem é dada a liderança espiritual no lar. A esposa submissa auxilia o marido nesta belíssima tarefa dada por Deus. A mulher que não se submete está fora da vontade soberana do Criador.

É uma honra para a mulher estar sujeita ao homem no lar. A esposa que se submete a liderança do marido se submete na verdade a Deus, pois Ele é o Cabeça de todos. A esposa submissa ao marido está convenientemente dentro da vontade daquele que criou a família: Deus, o Criador do universo. Ser submissa “convém no Senhor”; e isto não é apenas para a mulher, pois o homem também precisa estar submisso a Cristo e a Deus Pai.

Esposa quer ser abençoada? Submeta-se espontaneamente ao seu marido e assim glorifique ao Senhor. Deus seja louvado e exaltado pelas mulheres piedosas em nossos lares; e os maridos não se esqueçam que eles devem amar suas esposas como Cristo ama e cuida de sua igreja. “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5:25).