mateus-614

Se perdoardes, vosso Pai perdoará

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará” (Mateus 6:14)

– No verso 12 deste capítulo, Jesus ensinou que precisamos pedir perdão a Deus, ao mesmo tempo que perdoamos “aos nossos devedores”, ou seja, o Senhor vinculou o perdão de Deus ao nosso perdão aos outros. Agora, Ele reforça o vínculo perdoador acrescentando uma condição: “se perdoardes…” o “… Pai celeste vos perdoará”.

Extremamente difícil, este ensinamento de Jesus esbarra na dureza de nossos corações, pois não é da natureza humana perdoar quem o ofende ou quem o faz mal. O desejo humano é vingar-se, é retribuir na mesma “moeda”. Mas, isto pode ter acontecido antes de conhecermos a Jesus, porque agora Ele nos dá um novo coração; um coração como o dEle: um coração perdoador.

“Se perdoardes”, o Pai “vos perdoará”. Amar alguém que nos ama e nos faz bem é muito fácil; perdoar alguém assim se torna bem mais simples quando nossos corações estão sintonizados nas palavras de Cristo. Agora, amar alguém que não expressa um sentimento recíproco, e mais ainda, expressa-se contrário a você é extremamente difícil colocar em prática este ensinamento de nosso Senhor.

“Se perdoardes”, o Pai “vos perdoará”. Oremos a Deus para que Ele nos dê um coração como o dEle; um coração que perdoa; um coração que busca e promove a paz: a paz interior, a paz de espírito.