Meditação – 1 Pedro 5:1-3

Postado em Atualizado em

Modelos do rebanho

“Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.” (1 Pedro 5:1-3)

 

“Tornando-vos modelos do rebanho”. Este talvez seja o maior desafio para aqueles que são eleitos ou desejam ser eleitos pastores das ovelhas de Deus. Pedro como apóstolo e presbítero, direciona agora especificamente aos presbíteros das congregações para desempenharem o serviço para o qual foram chamados por Deus, ou seja, pastorear o rebanho que pertence ao Senhor.

Cristo, o supremo pastor foi o exemplo perfeito para as ovelhas que o seguiam. Seus discípulos viam nEle o modelo perfeito a ser seguido. A exigência de Pedro é a exigência de Cristo em relação aos pastores: “sejam modelos”. As exigências que o apóstolo Paulo faz àqueles que querem se tornar presbíteros é a exigência de Cristo: “sejam modelos para o rebanho” (1 Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-9).

Pastoreai, ou seja, cuidai, ensinai, disciplinai e guiai as ovelhas ao supremo pastor, que é Cristo. A função dos presbíteros é guiar as ovelhas a Cristo e não a eles mesmos. E não deve ser por obrigação como um trabalho secular, mas de livre e espontânea vontade de servir, não exigindo algo em troca. Também não deve ser com aquele desejo ambicioso de ganhar ou possuir ilicitamente o ganho por este trabalho, mas esperando em Deus a recompensa vindoura na eternidade com Cristo.

E por fim, que não sejam como aqueles que mandam, obrigam ou reprimem as ovelhas sob sua responsabilidade, mas antes, sejam o modelo perfeito que seguem as instruções do supremo pastor e as colocam em prática, primeiramente em suas próprias vidas; estimulando assim as ovelhas a seguirem a Cristo pelo exemplo e persuasão e não pela obrigação ou dominação. Tornai, pois modelos para o rebanho de Deus.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s