Meditação – Lucas 5:27,28

Postado em Atualizado em

“Segue-me!”

 

jesus-e-levi-1“Passadas estas coisas, saindo, viu um publicano, chamado Levi, assentado na coletoria, e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu.” (Lucas 5:27,28)

 

– Jesus acabara de realizar um grande milagre, curando um homem paralítico em meio à incredulidade de fariseus e mestres da Lei. Ao contrário destes, o homem curado e os outros presentes glorificaram a Deus dizendo: “Hoje, vimos prodígios” (vers. 26).

Levi, também chamado de Mateus, um publicano, desprezado por cobrar impostos para o governo romano, que provavelmente foi testemunha ocular do milagre realizado por Jesus, é avistado pelo Senhor que prontamente lhe faz um convite: “Segue-me!” A resposta de Levi é impressionante, rápida e objetiva: “Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu”.

Duas perguntas podemos fazer neste episódio para refletirmos: 1) Porque Jesus chamaria um homem como Levi, publicano, desprezado por ser um coletor de impostos de um dominador estrangeiro e que geralmente, nesta função, era desonesto? 2) Porque Levi largaria tudo para seguir Jesus?

Respondendo a primeira pergunta, podemos chegar à seguinte conclusão: Primeiro, porque Jesus já o tinha escolhido (Lucas 6:12-16); segundo, porque Jesus veio para os doentes e não para os sãos (Lucas 5:32); e terceiro, porque Jesus viu em Levi um coração aberto para Deus, ao passo que de escribas, fariseus e mestres da Lei, estavam fechados (Mateus 13:15-17).

Em relação segunda pergunta, podemos concluir primeiramente que Levi creu em Jesus como o Senhor e Deus por causa de seus milagres (João 2:11); segundo, porque em seu coração já poderia estar à convicção que em Jesus estava “as palavras da vida eterna” (João 6:68); e terceiro, porque ele pode ter visto uma oportunidade de servir a Deus, fazendo algo bom com as mãos (Efésios 4:28); afinal quem trabalha com dinheiro e não tem uma consciência lavada no sangue do Cordeiro (1 Pedro 3:21; Romanos 13:5), poderá facilmente se corromper. “Ele se levantou e, deixando tudo, o seguiu.”

Qual tem sido nossa atitude perante Jesus?

 

Anúncios

2 comentários em “Meditação – Lucas 5:27,28

    Lídia Brito disse:
    4 janeiro, 2016 às 22:24

    Muito bom. Nos faz lembrar que somos chamado por Deus e em muitas das vezes
    negamos através de nossa atitude!

      Elcio Marcio respondido:
      5 janeiro, 2016 às 20:56

      É verdade Lídia! Obrigado pelo seu comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s