Perseverança

Postado em Atualizado em

Borboleta - 1Perseverança é um substantivo que vem do verbo perseverar. Além disso encontramos uma outra variação deste verbo que é o adjetivo perseverante. Analisemos os significados destas três palavras:

Perseverar:
“Conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar; Continuar a ser ou ficar; manter-se, permanecer, conservar-se; Conservar a sua força ou ação; perdurar, subsistir; Ter ou mostrar perseverança, firmeza; permanecer sem mudar ou sem variar de intento.”

Perseverança:
É a “qualidade ou procedimento de perseverante; pertinácia, constância, firmeza”, ou seja, uma pessoa que tem perseverança é alguém que permanece sem mudar sua meta.

Perseverante:
É aquele “que persevera”, ou seja, é aquele que continua, persiste, permanece em sua meta.

“Afluindo uma grande multidão e vindo ter com ele gente de todas as cidades, disse Jesus por parábola: Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e, tendo crescido, secou por falta de umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e estes, ao crescerem com ela, a sufocaram. Outra, afinal, caiu em boa terra; cresceu e produziu a cento por um. Dizendo isto, clamou: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Lucas 8:4-8)

No evangelho de Lucas vemos um exemplo de perseverança dado pelo Senhor Jesus quando Ele explicava a parábola do semeador aos seus discípulos:

“10  Respondeu-lhes Jesus: A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam. 11  Este é o sentido da parábola: a semente é a palavra de Deus. 12  A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos. 13  A que caiu sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, crêem apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam. 14  A que caiu entre espinhos são os que ouviram e, no decorrer dos dias, foram sufocados com os cuidados, riquezas e deleites da vida; os seus frutos não chegam a amadurecer. 15  A que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança.” (Lucas 8:10-15)

Primeira grande razão para perseverarmos no caminho de Cristo: foi nos dado o conhecimento e entendimento da vontade de Deus conforme o verso 10. Conhecimento e entendimento estes, que impedem de apenas ouvirmos a Palavra de Deus, pois, assim não teríamos firmeza em nossa fé conforme o verso 12. Também não é suficiente ouvir e receber em nosso coração a Palavra do Senhor, pois, assim não teríamos uma constância em nossa fé conforme o verso 13. No verso 14 Jesus nos mostra que se dividirmos a nossa fé com os prazeres deste mundo, não frutificaremos, e consequentemente morreremos. Finalmente o Senhor nos mostra no verso 15 a importância de perseverarmos na decisão que tomamos no batismo, de seguir os passos de Jesus com fidelidade, zelo e amor pelo resto de nossas vidas.

Ser perseverante é uma qualidade cristã que todos os seguidores de Cristo devem ter para alcançar o Céu. A oração, a prática do que aprendemos e a fidelidade são os atributos que nos auxiliam na perseverança. Precisamos orar continuamente, colocar em prática tudo o que aprendemos através da Palavra de Deus e ser fiéis ao Senhor, não permitindo que nossas vidas sejam desviadas do caminho. É impossível permanecermos na meta da salvação se estas coisas não estiverem presentes em nosso dia-a-dia. Dependemos e necessitamos de Deus e a oração é uma “armadura” (Efésios 6:18) poderosa, que podemos usar na batalha contra o pecado e a tentação, para termos a interseção do Senhor em nossa caminhada rumo ao céu.

“É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.” (Lucas 21:19)

Anúncios

Um comentário em “Perseverança

    Alexandre disse:
    27 maio, 2009 às 11:06

    Obrigado por estas reflexões.
    Acredito no poder de Deus em conservar a cada um na sua presença quando perseveramos na fé em Jesus e na força do Espirito Santo. Que continuemos em oração para que nossa fidelidade seja a cada dia preservada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s