Cristãos e as redes sociais

Postado em Atualizado em

Cristãos, cuidado com o que compartilham

Como cristãos devem utilizar as redes sociais, por exemplo o Facebook, que é atualmente a rede mais acessada e comentada no país?

Infelizmente, muitos usuários transformam tal rede em um verdadeiro depósito com toda sorte de coisas toscas, grotescas e chulas que as pessoas “adoram”, acham “graça”, curtem e compartilham. Aliás, tudo de ruim que estava em outra rede social, o Orkut, migrou para o Facebook.

O problema em si não são as redes sociais, mas como muitas pessoas se conduzem através delas, e alguns as transformam em um verdadeiro depósito de lixo, porém, há sempre aqueles que curtem e compartilham; é simplesmente inacreditável!

E o triste disso tudo são os que se dizem “cristãos”, pois os ímpios agem pela sua impiedade e ignorância da verdade, mas os cristãos deveriam agir pela justiça de Deus, adorando a Ele, achando graça nas coisas dele, amando e compartilhando coisas boas, ou seja, “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama” (Fp 4:8a), mas parece que nas redes sociais isto não importa para estes, porém o apóstolo Paulo completou: “se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso [as coisas que ele escreveu na primeira parte do versículo] o que ocupe o” nosso “pensamento” (Filipenses 4:8b).


Que tenhamos sabedoria para agir, mesmo em rede sociais, pois são pessoas interagindo, e onde há pessoas, os cristãos precisam ser luz, ou seja, precisam refletir a luz que está em Cristo. Se não temos sabedoria, peçamos a Deus “que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1:5 NVI).

“Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.” (Filipenses 2:14-16)

Será que Paulo correu em vão e se esforçou inutilmente? Espero que não!

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” (Efésios 5.15,16)

Andamos como néscios ou como sábios? Querendo ou não, e concordando ou não, o que fazemos nas redes sociais reflete bastante o que verdadeiramente somos. E o que nós somos: sábios ou néscios?!

O cristão tem que ser luz em todo lugar e em tudo o que fizer. Não é porque é uma rede social que ele vai falar e fazer tudo o que os outros falam e fazem, pois tem um nome precioso a zelar. Pense nisto!

Que Deus, abençoe, ilumine e guie cada um de nós no caminho, na verdade e na vida, ou seja em Jesus (veja João 14:6).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s