Nobres entre plebeus

Postado em Atualizado em

O evangelista Lucas descreveu que os cristãos habitantes da cidade grega de Beréia eram mais nobres e diz porque: eles “receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos 17:11b). Eles eram mais nobres que os de Tessalônica, conforme diz o verso – outra cidade grega – onde cristãos, sem dúvida alguma, enfrentaram com coragem a perseguição, defendendo sua fé com ousadia, pregando fervorosamente a Cristo, onde transformaram a perseguição que sofriam em “combustível” para propagar destemidamente a mensagem de salvação em Jesus; mostrando que ser nobre, era uma característica cristã difundida na igreja primitiva.

Seremos nós nobres? Dicionários seculares definem este termo como pertencente a nobreza; Excelente; ilustre, distinto; Honroso e apreciável; Magnânimo; Elevado, sublime. Biblicamente, apoiando na passagem de Atos sobre os bereanos, poderíamos traduzir nobres como aqueles se educam e são abertos ao ensino da Palavra de Deus, desejando intensamente receber as Sagradas Escrituras, para estudar e compreender a verdade, e como consequência, colocar em prática em suas vidas.

Quem não examina – não lê, não estuda e não observa atentamente – a palavra de Deus, é um plebeu, espiritualmente falando, pois tem toda sorte de bênção espiritual a sua disposição (Efésios 1:3) e ao seu alcance para se tornar nobre, como os cristãos de Beréia, mas prefere dar ouvidos a ensinos de “doutrinas que são preceitos de homens” e em vão adoram a Deus (Marcos 7:7).

O poder de Deus, o evangelho, foi concedido pelo SENHOR a nós para ser vivido e compartilhado com outros, não para ficar guardado, ignorado e escondido! Sejamos, portanto, nobres como os cristãos de Tessalônica, pregando e compartilhando o poder de Deus, e mais nobres ainda como os de Beréia, examinando as Sagradas Escrituras todos os dias “para ver se as coisas eram, de fato, assim”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s