O que é uma fábula? É uma “composição, geralmente em verso, em que se narra um fato cuja verdade moral se oculta sob o véu da ficção. Mitologia; Mentira; Sucesso inventado” (cf. Dicionário Priberam).
–
Pois bem, com estes significados, uma fábula cai como uma luva no meio religioso, dito cristão, mas, infelizmente, corrompido pela mentira. Infelizmente, muitos homens mudam “a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!” (Romanos 1:25). O apóstolo Paulo descreveu coisas terríveis que os homens fazem quando ignoram a verdade de Deus, transformando-a em mentira (Veja em Romanos 1:18-32).
–
O apóstolo Paulo instruindo a Timóteo disse: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.” (2 Timóteo 4.3,4)
–
Uma fábula agrada o coração preguiçoso, cobiçoso e dividido. A verdade, pelo contrário, compungi [afligi; comove] o coração, transformando a vida de um pecador. Jesus ao proferir a verdade da palavra de Deus afligia os perversos, mas comovia os aflitos e oprimidos; causava pesar nos culpados e sensibilizava os contritos; causava dor nos pecadores e enchia de compaixão os condoídos.
–
A verdade encontra nos homens quatro tipos de solo [corações] conforme parábola de Jesus em Lucas 8:4-15, mas apenas um entre eles gera frutos, “que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança” (v. 15). Deixemos as fábulas dos homens e busquemos intensamente a verdade – a palavra de Deus – , nada senão a verdade – a luz do nosso caminho.