Quem acha, perde. Quem perde, acha
“Quem acha a sua vida perdê-la-á; quem, todavia, perde a vida por minha causa achá-la-á.” (Mateus 10:39)
Para ser digno de Jesus é preciso pegar a sua própria cruz e segui-lo; além de amá-lo mais do que qualquer pessoa, inclusive familiares, nesta vida (Mateus 10:37,38). Agora, Jesus desafia-nos a entregar totalmente nossas vidas em suas mãos. Aliás, para carregar a nossa própria cruz e amá-lo mais do que os entes queridos é preciso nos entregar 100%. Quem quer preservar sua vida, não está ganhando-a, está, na verdade, perdendo-a.
Quem não se arrisca como cristão, ou seja, não vai onde o Senhor manda e não faz o que Ele pede, está na verdade se preservando e perdendo a sua vida. Se Ele mandou amarmos uns aos outros e não amamos, estamos perdendo a vida. Se não estamos dispostos a enfrentar zombaria, oposição, perseguição e até mesmo açoites, não iremos dar testemunho da verdade; não falaremos da nossa convicção e certeza das coisas de Deus e não alertaremos as pessoas de seus pecados e o risco que correm de serem condenadas por causa deles. Consequentemente estaremos perdendo a nossa vida. Neste caso, estaremos preservando nossas vidas das tribulações que sobrevêm aos que obedecem ao evangelho de Cristo, porque o mundo e suas concupiscências, não aceitam o modo de viver cristão, pois “todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2 Timóteo 3:12).
Viver piedosamente é ter zelo, dedicação, obediência e amor para com Deus e a Sua vontade. No início da igreja, ser cristão significa literalmente morrer, perder a vida por causa de Jesus (2 Coríntios 4:8-12). Havia uma entrega total dos cristãos ao Senhor e eles não se importavam em perder esta vida, pois sabiam que o viver era Cristo e o morrer lucro (Filipenses 1:21; 1 Timóteo 6:6). Lucro porque quem perde a sua vida aqui neste mundo, dizendo não ao pecado e suas concupiscências por causa de Jesus, acha a vida eterna e o galardão nos céus (Mateus 5:12).
Busquemos pois incondicionalmente a vontade de Deus para acharmos a verdadeira vida.
Maravilhosa a explicação.