Resiste a ordenação de Deus

“De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.” (Romanos 13:2)

No verso anterior lemos que “não há autoridade que não proceda de Deus”, ou seja, “as autoridades que existem foram por ele instituídas”.

As funções e cargos de autoridade existentes no mundo foram instituídas por Deus para estabelecer a ordem, a disciplina, a paz, a segurança, dentre outros benefícios aos seus cidadãos. Independentemente como age cada governante, nós como cidadãos e principalmente como cristãos, temos que nos sujeitar as autoridades pelas leis criadas e honrá-las como bons cidadãos glorificando assim o nosso Deus e Senhor eterno.

O verso 2 é claro quando diz que quem se opõe, ou seja, não se sujeita as autoridades existentes, na verdade está resistindo a Deus. Quem se opõe às autoridades, resiste à ordem de Deus e as consequências poderão ser trágicas.

Mas precisamos ser claros. Nem sempre a autoridade é concernente a vontade de Deus e quando ela estabelecer ou impor qualquer lei ou ordenação que seja contrária a vontade divina, “antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” (Atos 5:29).

Publicidade