Pagai a todos o que lhes é devido

“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” (Romanos 13:7)

Temos aqui uma instrução direta a pagar tudo o que devemos. Se tudo temos que pagar, nada podemos dever. Infelizmente muitos têm buscado meios de não pagar o que devem. A sonegação é algo cada vez mais frequente e habitual neste país.

A instrução não diz se o governo merece receber. Também não diz que é injusto, mas que precisamos pagar os impostos e tributos as autoridades governamentais.

O desrespeito as autoridades, aos pais, aos mais velhos, aos ministros de Deus e uns aos outros é algo que infelizmente existe, e por sinal, muito triste. 

O respeito é uma prova de submissão, ou seja, de sujeição espontânea e não forçada. Quem é “digno” de respeito, deve ser respeitado para a glória de Deus.

Honrar alguém é homenagear as suas qualidades; é dar preferência, estimando-o acima de si mesmo. Isto exige uma das maiores qualidades cristãs que é a humildade. Essa é a vontade de Deus. Honre a quem é devido e assim glorifique ao Senhor.