“3 Mas o Anjo do SENHOR disse a Elias, o tesbita: Dispõe-te, e sobe para te encontrares com os mensageiros do rei de Samaria, e dize-lhes: Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? 4 Por isso, assim diz o SENHOR: Da cama a que subiste, não descerás, mas, sem falta, morrerás. Então, Elias partiu.” (2 Reis 1:3,4)
O rei Acazias quis violar uma lei básica da natureza e consequentemente, espiritual: “… aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7b). Quando ele buscou a cura para a sua enfermidade consultando um deus pagão, não só estava semeando em terreno alheio e improdutivo, como também insultara sobremaneira a Deus, o Eterno. “Porventura, não há Deus em Israel… ?” (v. 3b). Ele semeou o que ele queria ceifar, pois semeando aonde não havia vida, só poderia ceifar a morte. Só há vida em Deus; só há salvação nEle!
Acazias não consultou o Médico dos médicos; não se arrependeu, insistindo nesta consulta idolatra, resultando dessa forma em sua morte. Deus, talvez não o curasse de sua enfermidade física, como não curou a Paulo de seu “espinho na carne”; assim como não livrou Jó de todo o seu terrível sofrimento. Não livrou também, Moisés, de passar 40 anos na completa dependência dEle no deserto, e por fim, não livrou seu Filho do sofrimento do castigo que recebeu, nem tão pouco da sua horrível e vergonhosa morte na cruz; onde só os piores condenados eram executados. Mas com certeza, o rei de Israel seria restabelecido espiritualmente, buscando a Deus e arrependendo-se de seus pecados, pois como o Senhor disse a Paulo, “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Coríntios 12:9a), poderia também dizer a Acazias.
Será que a graça de Deus basta para nós? O que vale esta vida perto da do porvir? (1 Coríntios 15:19). O que adianta ter todas as enfermidades físicas curadas se morreremos no final? O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a salvação? (Mateus 16:26). Que Deus nos ajude a não violar a lei da semeadura: “… aquilo que o homem semear, isso também ceifará”, e busquemos sempre a Sua vontade, semeando obediência, temor e fidelidade para com Ele, para ceifar frutos de sua justiça, misericórdia e amor.
Gostei da mensagem, irmão! Continue mantendo este site ativo. Temos um link dele em nossa página no Podcast Cristão. O Podcast Cristão apoia o seu trabalho e o divulga. Deus o abençoe!
João Cruz