Aptidão

Postado em Atualizado em

“Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.” (2 Reis 2:9)

Aptidão! Um dicionário define assim: Qualidade de apto, capacidade, inclinação, disposição. E Apto quer dizer: Capaz, hábil, idôneo. Deus buscou alguém para substituir Elias e Ele viu em Eliseu aptidão para servi-lo.

O profeta Elias foi até Eliseu e este não hesitou em aceitar o chamado. Eliseu era o homem o qual Deus buscava; ele era capaz, hábil e idôneo para assumir o compromisso com o Senhor e a responsabilidade com Sua obra.

Eliseu era capaz, primeiramente para aprender. Segundo, para esperar com paciência o momento certo. E terceiro, porque ele se deixou capacitar pelo Senhor, “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2:13). Eliseu se capacitou, mas também era inclinado e disposto para as coisas e o serviço de Deus.

Uma das características dos presbíteros (dentre tantas outras) deve ser a características de qualquer cristão: “apegado à palavra fiel” (Tt 1:9). Três verbos definem a nossa posição em relação ao chamado de Deus: Buscar, ser e estar capacitados para responder e corresponder ao chamado do Senhor para trabalhar em sua obra, defendendo com vigor, fé e convicção a causa de Cristo neste mundo. É necessário, no entanto, que sejamos apegados “à palavra fiel”! Deus nos ilumine e guie em Seu caminho.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s