Em paz com o Criador

Postado em Atualizado em

O profeta Micaías sofreu as consequências de dizer a verdade, comprovando sua fidelidade a Deus. O rei Acabe estava envolto na idolatria – esta introduzida quando de sua união a pagã Jezabel – , e também na perversidade de seu coração, teimoso e desobediente.

O profeta foi chamado, não por vontade de Acabe, mas de Josafá, rei de Judá, que fora convidado pelo rei de Israel para batalhar com ele contra os Sírios para retomar a cidade de Ramote-Gileade – combate este contrário a vontade de Deus (Veja em 1 Reis 22).

Micaías ao ser chamado pelo mensageiro de Acabe disse: “Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei” (1 Reis 22:14). Já na presença do rei de Israel permaneceu em seu intento de dizer somente o que Deus queria, não se importando com as possíveis reações de Acabe.

A reação contrária do rei ante ao pronunciamento de Micaías, alertando-o da morte caso persistisse no plano de combater os sírios, não mudou a conduta do profeta, permanecendo fiel a Deus. Micaías disse a verdade, pois tinha como principal compromisso, satisfazer seu SENHOR, o Deus eterno. Ele sofreu as consequências por ser fiel a Deus, quando o rei de Israel mandou que ele fosse preso e fosse angustiado “com escassez de pão e de água” (1 Reis 22:27).

Muitos não suportariam e recuariam ante a opressão e o sofrimento, Micaías, porém, permaneceu firme no desejo de agradar somente a Deus. Igualmente a ele, muitos outros servos de Deus abdicaram de um possível conforto e paz – “paz imposta; ou “pax” romana – , preferindo enfrentar o sofrimento com a oposição e perseguição dos homens, sendo fiéis a Deus.

É preferível sofrer e estar em paz com o Criador dizendo a verdade, a ter supostos conforto, tranquilidade e segurança defendendo a mentira. Tenhamos coragem de enfrentar os desafios da vida cristã permanecendo fiel ao nosso Senhor Jesus Cristo em toda e qualquer circunstância.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s