Meditação – Mateus 5:43,44

Postado em Atualizado em

Amai vossos inimigos

 

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem…” (Mateus 5:43,44)

 

“A letra mata, mas o Espírito vivifica” (2 Coríntios 3:6b). A lei revela nossa culpa (Romanos 3:20), a graça, a remissão de pecados (Romanos 3:21-24). Pela lei, todos nós estávamos condenados (Romanos 8:3); pelo Espírito vem a salvação (Romanos 8:4-6).

A lei não mandava odiar os inimigos, mas foi corrompida – como muitos outros preceitos divinos – pelos mestres de Israel e tradições farisaicas, odiando e mandando odiar: “Ouvistes que foi dito”. Porém pelo contrário, a graça através do Espírito de Deus, manda amá-los: “amai os vossos inimigos”.

Que drástico contraste esta passagem nos revela. Jesus nos desafia a fazer algo que vai contra a natureza humana. A “lei” humana é odiar aqueles que nos fazem mal, aqueles que nos perseguem, aqueles que são declaradamente nossos “inimigos” – Fariseus e mestres da lei compartilhavam desta “lei”, pervertendo e contrariando a vontade de Deus (Levítico 19:18). Tal “lei” humana “cai como uma luva” nas mãos daqueles que alimentam o ódio, o rancor e a amargura.

Jesus foi odiado e perseguido pelos fariseus e mestres da lei. Declaradamente, eles eram seus opositores; seus inimigos. O Senhor recebeu este tratamento de seus “irmãos” judeus, por causa de seu testemunho em favor da vontade de Deus. Ele não recuou ante a opressão dos homens, satisfazendo a vontade deles. Na cruz ele orou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34a).

Se permanecermos defendendo a fé verdadeira com um testemunho pessoal irrepreensível, em bem provável que teremos por inimigos ou opositores aqueles que não querem servir a Deus em toda verdade. Nesses momentos é que precisamos deixar que o Espírito Santo nos guie a agir como Jesus, amando e orando por aqueles que se opõem a nós. Amemos ao invés de odiar; oremos ao invés de maldizer. Amar é agir em benefício dos outros; orar é interceder em favor deles.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s