Sem lenha, o fogo se apaga
“Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda.” (Provérbios 26:20)
Todos deviam ler mais os livros de sabedoria da Bíblia, além é claro de toda ela, especialmente o Novo Testamento. Na prática é realmente isso que acontece; se acaba a lenha, “o fogo se apaga”.
Nos relacionamentos humanos é assim: se acaba a “lenha”, “o fogo se apaga”. Se você ficou sabendo de algo, não ponha mais “lenha na fogueira”! Guarde consigo ou busque a ação de acordo com a Palavra de Deus (Provérbios 11:13).
Se alguém vem a você contar algo contra outrem, não ponha mais “lenha na fogueira”! Repreenda essa pessoa e a encoraje resolver a questão conforme instrução bíblica.
Se você se desentendeu com alguém, não ponha mais “lenha na fogueira”! Siga as instruções de Jesus e busque a reconciliação (Mateus 5:25; Efésios 4:26). Se alguém errou com você, não ponha mais “lenha na fogueira”! Busque a reconciliação e dessa forma “apague a fogueira” (Mateus 18:15).
O maldizente precisa ser repreendido, não apoiado. Se acaba a lenha, “o fogo se apaga”. O mexeriqueiro precisa de correção, não de incentivo (Levítico 19:16a). Se acaba a lenha, “o fogo se apaga”. Barrando a intriga e o mexerico, “o fogo se apaga”. A razão disso tudo: “cessa a contenda” e Deus é glorificado.
Amei a explicação pois eu a entendi de outra forma obrigada e Deus te abençoe 🙏