“Disse, porém, Josafá: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR para o consultarmos?” (1 Reis 22:7)
A reação do rei de Judá, Josafá, ao superficial rei de Israel, Acabe, me fez recordar dos bereanos, tão comentados, mas muito pouco imitados nos dias atuais. Lucas registra o seguinte dos cristãos que habitavam na cidade grega de Beréia situada na região da Macedônia: “Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (Atos 17:11).
–
Biblicamente falando podemos traduzir “nobres” como aqueles se educam e são abertos ao ensino da Palavra de Deus. Estes de Beréia tinham um desejo intenso de receber as Sagradas Escrituras, para estudar e compreender a verdade, e consequentemente, colocar em prática em suas vidas.
–
Sejamos, portanto, como os de Beréia que eram nobres, tinham avidez pela palavra de Deus e a examinavam todos os dias para comprovar a veracidade do que lhes era ensinado.
–
Palavras para guardar: Nobre, Avidez e Examinar.
–
Que Deus nos ajude, amarmos nossos irmãos, apoiarmos o trabalho do Reino, ficarmos firmes no que está escrito, registrado e que é suficiente para nos conduzir a vida eterna.