Atitudes incompreensíveis

Postado em Atualizado em

Assim diz o rei [Acabe]: Metei este homem na casa do cárcere e angustiai-o, com escassez de pão e de água, até que eu volte em paz. Disse Micaías: Se voltares em paz, não falou o SENHOR, na verdade, por mim. Disse mais: Ouvi isto, vós, todos os povos! Subiram o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, a Ramote-Gileade” (1 Reis 22:27-29).

Batalha - 1 
Dois reis, dois corações e duas atitudes incompreensíveis. Acabe, um mau rei com um coração perverso ignorou as palavras dos profetas de Deus, Elias e Micaías, a seu respeito; profecias nada animadoras. “Porquanto soltaste da mão o homem que eu havia condenado, a tua vida será em lugar da sua vida, e o teu povo, em lugar do seu povo” (1 Reis 20:42). “No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo” (1 Reis 21:19b). “Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; … o SENHOR falou o que é mau contra ti (1 Reis 22:17a;23b).

O rei de Israel, Acabe, devia estar apreensivo com tais palavras que vez ou outra retornava a sua mente e desta feita, tomou uma atitude pouco comum a um rei frente uma batalha: ele não vestiu os trajes reais e sua armadura como era o costume aos reis em combates. Em súbita manobra para tentar se esconder, ele se dirigiu ao rei de Judá, Josafá, e desferiu seu plano: “Eu me disfarçarei e entrarei na peleja; tu, porém, traja as tuas vestes. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel e entrou na peleja” (1 Reis 22:30). Com toda a sua apreensão, ele foi enfrente com a sua teimosia em não ouvir as palavras do Senhor ditas pelos profetas. No último momento tentou “fugir” de sua sentença deixando seus trajes reais que facilmente seriam identificados pelo inimigo, comprometendo a vida de Josafá, que trajando as vestes reais, seria rapidamente identificado pelos Sírios no combate em Ramote-Gileade.

Em contrapartida, Josafá, um bom rei com um caráter humilde, buscou as palavras do Senhor por intermédio de um verdadeiro profeta de Deus, Micaías (1 Reis 22:3-9), mas estranhamente, preferiu participar da batalha ao lado de seu amigo, apesar das palavras contrárias do profeta (1 Reis 22:14-26). A primeira impressão que temos é que Josafá não soube como reagir nesta situação. Estava tão comprometido e envolvido com Acabe que não soube como dizer não. Agradar a Deus ou agradar ao amigo? Seu compromisso com Acabe, quase lhe tirou a vida (1 Reis 22:32,33), e com certeza deve ter aprendido uma grande lição: O nosso compromisso deve ser primeiramente com o Senhor e nunca devemos abandoná-lo.

Palavras para guardar: Compromisso (com o Senhor) e Nunca (abandoná-lo)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s