Ninguém pode se esconder de Deus

Postado em Atualizado em

Rei Acabe - 5Então, um homem entesou o arco e, atirando ao acaso, feriu o rei de Israel por entre as juntas da sua armadura; então, disse este ao seu cocheiro: Vira e leva-me para fora do combate, porque estou gravemente ferido.” (1 Reis 22:34)

O rei Acabe se disfarçou para entrar no combate contra os Sírios, não vestindo os trajes reais – como era comum entre os reis que lideravam seus exércitos – deixando somente Josafá o fazê-lo e dessa forma colocando o rei de Judá em situação de risco, porém ele ficaria “a salvo”, pois não seria identificado pelo inimigo como rei de Israel (1 Reis 22:29-33). Acabe, sem saber, era o principal alvo do exército sírio; ordem dada pelo rei Ben-Hadade, “amigo” do rei de Israel (vers. 31).

O plano de Acabe parecia estar dando certo, pois Josafá é quem foi confundido como ele, mas Deus teve misericórdia deste rei piedoso e o livrou da morte (vers. 32,33). Porém, Acabe se esqueceu que a sua sentença estava consumada, que fora predita por Micaías e também por Elias, mas o rei de Israel não deu ouvidos para nenhum dos profetas de Deus e um homem entesou o arco e, atirando ao acaso, feriu o rei de Israel” (vers. 34a). Acabe, disfarçado, tentou fugir dos trinta e dois capitães do exército sírio, mas o que parecia estar dando certo acabou de forma trágica, pelas mãos de um desconhecido soldado.

Como disse David Roper em seu estudo sobre Elias publicado por Verdade para hoje: “Ninguém pode se esconder de Deus”. Esta é a verdade suprema que impera sobre Deus e seus atributos. Ninguém pode esconder daquele que é onisciente, onipresente e onipotente. Será que temos plena consciência destes três atributos que só o Criador tem? É na consciência e certeza destes atributos é que o cristão vive e caminha, pois sabe que qualquer coisa que esteja oculta aos homens “estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13b).

Aquele que mente, Deus sabe! Aquele que olha com intenção impura, Deus sabe! Aquele que sonega imposto, Deus sabe! Aquele que ama, como o que odeia, Deus sabe! Aquele que perdoa, como o que não perdoa, Deus sabe! Aquele que guarda o segredo, como o que não guarda e faz fofoca, Deus sabe! Enfim, o que Deus não sabe? Não há coisa alguma sequer que Deus não saiba, “pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido” (Mateus 10:26). Deus é aquele que revelará o que está encoberto, e tornará conhecido o que está oculto entre os homens.

O que se pode esconder de Deus? Nada! Como deve então proceder aqueles que o temem? Reter “a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hebreus 12:28b,29).

“Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.” (Romanos 1:20,21)

Palavras para guardar: Servir (a Deus), Reverência e Temor (para com Ele)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s