“Então, um homem entesou o arco e, atirando ao acaso, feriu o rei de Israel por entre as juntas da sua armadura; então, disse este ao seu cocheiro: Vira e leva-me para fora do combate, porque estou gravemente ferido. A peleja tornou-se renhida naquele dia; quanto ao rei, seguraram-no de pé no carro defronte dos siros, mas à tarde morreu. O sangue corria da ferida para o fundo do carro.” (1 Reis 22:34,35)
Na bíblia NVI lemos: “A batalha foi violenta durante todo o dia” (v.35a). O rei de Israel foi gravemente ferido e pediu socorro ao seu cocheiro que não pôde ajudá-lo devido a violenta batalha que se travava em Ramote-Gileade contra os sírios. O ferimento era tão grave que resultou em grande perda de sangue. Sem poder contar com a ajuda de seus servos, ocupados demais em um combate onde não havia tempo para parar, Acabe “ao pôr-do-sol, morreu” (2 Crônicas 18:34).
Seja qual for a razão de Acabe em pedir para sair do combate – combate que ele foi amplamente alertado e advertido pelo profeta Micaías – seja para o bem de suas tropas ou para que o inimigo não o visse vulnerável, ele recebeu, ou melhor, colheu o que plantou. “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). O rei de Israel semeou perversidade, desobediência e irreverência para com Deus, que é o Senhor da vida, e como resultado colheu a morte; não por falta de diversas tentativas do Senhor em salvá-lo mediante a ação de seus profetas.
Percebemos claramente na história de Acabe que é inútil resistir a quem é mais forte ou mais sábio do que nós. Jesus disse ao apóstolo Paulo, até então perseguidor da igreja: “Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões” (Atos 26:14b). A respeito deste provérbio de Jesus, Álvaro Pestana escreveu: “Aguilhão, neste caso, era um tipo de vara com ponta utilizada para tocar o boi que conduzia um carro. Se o boi fosse rebelde e tentasse dar coice em seu condutor, não iria atingi-lo, mas provavelmente atingiria a ponta do aguilhão, que como uma lança iria machucá-lo. A imagem que vem em nossa mente por meio destas palavras de Jesus nos diz: É inútil resistir – o rebelde só machuca a si mesmo.” (citação retirada do livro Provérbios do homem Deus).
O rei Acabe resistiu a Deus resultando em sua morte, confirmando as predições dos profetas do Senhor. Em contrapartida, o apóstolo Paulo, quando ainda era perseguidor dos cristãos, ferrenho defensor da doutrina farisaica, temente a Deus, mas seguindo um caminho contrário a vontade do Senhor, não teve como resistir àquele ao qual ele tinha de servir (Atos 9:1-22). Paulo, ainda como Saulo, achava que estava agindo corretamente, agradando ao Senhor ao prender e consentir na morte daqueles – que no entender dele e de outros patrícios e irmãos de fé – pertenciam a uma seita; uma nova seita chamada de “o caminho” (Atos 24:14,15). Paulo não só deixou de resistir a Deus, como também de perseguir os cristãos, tornando-se um dos maiores defensores e proclamadores do caminho, da verdade e da vida, o Senhor Jesus Cristo.
Palavras para guardar: Semear (amor, temor e obediência a Deus) e Ceifar (vida e vida em abundância)