“Vendo os capitães dos carros Josafá, disseram: Certamente, este é o rei de Israel. E a ele se dirigiram para o atacar. Porém Josafá gritou. Vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de o perseguir.” (1 Reis 22:32,33)
Josafá certamente errou em apoiar Acabe e em consequência quase perdeu a vida num combate que não era dele e não era para ele participar, pois não tinha o aval e a direção de Deus. Em contra-partida, a perversidade de Acabe parecia não ter fim. Ele expos seu “amigo” a perigos de morte, colocando Josafá numa batalha sem a permissão do Senhor e deixando-o trajar as vestes reais, enquanto ele não. Como diria um antigo personagem de Jô Soares: “mui amigo”. Quem tem um amigo assim, não precisa de inimigo.
A diferença entre Josafá e Acabe estava na piedade. Josafá cometeu um erro em ignorar a advertência de Deus, mas foi salvo devido ao seu coração piedoso. Ninguém está livre de errar, mas “o Senhor conhece os que lhe pertencem” (2 Timóteo 2:19b) e “livra os que estão sendo levados para a morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos” (Provérbios 24:11). Deus exerceu sua misericórdia em favor de Josafá, e o livrou da morte, devido ao seu coração, um coração que temia e reverenciava ao Senhor.
Já Acabe cometeu erros após erros, desobediência após desobediências ao Senhor devido ao seu coração perverso. Mesmo assim, o rei de Israel teve a mercê do Senhor, porém ele também ignorou a misericórdia de Deus, resultando em um fim trágico (1 Reis 22:34-38). “A justiça dos retos os livrará, mas na sua maldade os pérfidos serão apanhados” (Provérbios 11:6).
Deus está pronto para salvar e é esta a sua vontade. “Deus, nosso Salvador, …deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:3,4 – veja João 6:37-40). Mas, Ele não pode salvar aqueles que não querem e rejeitam a verdade da Sua Palavra. “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).
Obs.: Piedade biblicamente falando quer dizer: temor para com Deus, zelo, cuidado e amor com as coisas do Senhor; piedoso é aquele que cuida das coisas de Deus, o ama e o teme – é reverente. Tem alegria em servir a Deus e adorá-lo.
Palavra para guardar: Piedade