A inutilidade de resistir a Deus

Postado em Atualizado em

Fogo do céu - 1“Então, lhe enviou o rei um capitão de cinqüenta, com seus cinqüenta soldados, que subiram ao profeta, pois este estava assentado no cimo do monte; disse-lhe o capitão: Homem de Deus, o rei diz: Desce. Elias, porém, respondeu ao capitão de cinqüenta: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. Tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinqüenta, com os seus cinqüenta; este lhe falou e disse: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. Respondeu Elias e disse-lhe: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então, fogo de Deus desceu do céu e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.” (2 Reis 1:9-12)

Neste episódio poderoso entre o homem de Deus, Elias, e o governante rebelde, O rei Acazias, podemos perceber a inutilidade de resistir ao Deus Todo Poderoso. É como o próprio Senhor Jesus dizendo ao apóstolo Paulo, ainda quando era perseguidor da igreja: “Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões” (Atos 26:14b). “É inútil resistir – o rebelde só machuca a si mesmo” explicou Álvaro Pestana sobre este provérbio de Cristo.

O estrondoso encontro de Paulo com Jesus, o fez mudar radicalmente de vida. Era perseguidor; passou a ser proclamador do evangelho. O episódio com Elias pode ser chocante para muitos, mas o profeta estava realizando a obra de Deus; e em contrapartida, o rei de Israel, continuava em sua teimosa rebeldia em não dar ouvidos ao SENHOR, sacrificando dessa forma os seus soldados inutilmente.

Que possamos aprender com este episódio. “Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões”. É inútil resistir a quem é mais forte e mais poderoso do que nós. É inútil e completamente fútil resistir a Deus. O que precisamos é ouvi-lo, obedecê-lo e mudar radicalmente o nosso caminho, assim como fez Paulo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s