Filhos da Luz

Postado em Atualizado em

A nossa parte: (Perguntas para reflexão)

1 – É possível andar na luz em meio ao emaranhado de trevas?
2 – Como devemos agir em relação às obras do pecado?
3 – A nossa posição em relação ao pecado e a Deus deve ser qual?
4 – Como devemos agir para não cair nas armadilhas do pecado?
5 – Qual deve ser a nossa atitude em relação ao Espírito Santo?

O que diz a palavra: Efésios 5:8-21

8  Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9  (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), 10  provando sempre o que é agradável ao Senhor. 11  E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. 12  Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. 13  Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. 14  Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. 15  Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16  remindo o tempo, porque os dias são maus. 17  Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 18  E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, 19  falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, 20  dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, 21  sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”

Chegando ao entendimento: (Resposta para as perguntas de reflexão)

1 – Andando como filhos da luz (v. 8-10):
Ao nos tornarmos cristãos deixamos a vida deliberada de pecado para andar em obediência a vontade de Deus em santidade de vida.

2 – Reprovando as obras do pecado (v. 11,12):
Como cristãos – agora na luz de Cristo – não devemos participar das obras do pecado como dantes participávamos. Estas obras devem ser reprovadas e banidas de nossas vidas.

3 – Mortos para o pecado, vivos para Deus (v. 13,14):
Quando nos tornamos cristãos, somos ressuscitados juntamente com Cristo para uma nova vida, deixando as trevas do pecado, para viver sob a luz de Cristo.

4 – Andando como sábios (v. 15-17):
Sendo cristãos, deixamos a ignorância religiosa ao aprendermos a vontade de Deus para as nossas vidas. Deixamos a estupidez do pecado para andar na sabedoria da Palavra de Deus.

5 – Enchendo do Espírito (v. 18-21):
A forma de enfrentar o desafio de uma vida de luz em meio à escuridão do pecado é a presença do Espírito Santo em nossas vidas. Através dele somos capacitados a andar segundo a vontade de Deus (Gl 5:22,23). Se temos que encher nossas vidas, que seja com o Espírito Santo.

Aplicação:

1 – O nosso andar deve refletir a luz de Cristo. Em nossas vidas devem existir bondade, justiça e verdade.

2 – Em nosso andar não deve haver nem menção do pecado, quanto mais a pratica.

3 – Devemos andar como vivos e não como mortos. Se fomos iluminados por Cristo é indispensável que andemos nas obras que de antemão Ele preparou para andássemos nelas (Ef 2:10); obras de luz, justiça e verdade.

4 – Precisamos ter sabedoria para aplicar o conhecimento que temos da Palavra do Senhor. Se não temos conhecimento, precisamos buscá-lo. Se não temos sabedoria, precisamos pedir a Deus (Tg 1:5). Andando como sábios evitaremos inúmeras situações que podem nos derrubar e interferir em nossa comunhão com Deus.

5 – Os incrédulos se embriagam porque não querem enfrentar os desafios e obstáculos que a vida propõe. Nós, porém, devemos andar na sobriedade do Espírito, nos enchendo das coisas que Ele nos proporciona.

Leitura de encorajamento: 2 Pe 3:9-13

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s