1413

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

Não confunda liberdade em Cristo, como sendo algo que te libere a fazer tudo que pensar e quiser fazer neste mundo. Cristo nos liberta sim, das concupiscências da carne, das paixões, dos vícios, da idolatria e do engano dos desvios doutrinários; enfim, do pecado que aprisiona; lembrando que pecado (do grego hamartia), é “errar o alvo” ou seja, errar o alvo que Deus tem para as nossas vidas.

Deus é o Criador, ou será que esquecemos? Ele é o oleiro e nós somos os vasos. “Barro” endurecido não se molda. Se o nosso coração está endurecido ou endurecendo, Deus não nos moldará segundo a sua vontade, mas o próprio “barro” moldará o “vaso” a sua própria maneira (Leia Jeremias 18:2-6; Romanos 9:20,21). Sejamos vasos para honra e não para desonra.

O que falar da liberdade?

– Liberdade em Cristo é andar conforme Ele andou, em santidade e novidade de vida (Veja 1 João 2:16).
– Liberdade em Cristo não é sair por aí fazendo tudo quanto os incrédulos fazem e aceitando tudo quanto há como verdade, só porque te falaram e você acredita.
– Liberdade em Cristo é frutificar o fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22,23) e refugar os frutos da carne (Gálatas 5:19-21; Romanos 1:28-32; 1 Coríntios 6:9-20).
– Liberdade em Cristo é seguir exclusivamente o seu ensinamento registrados na Nova Aliança (Novo Testamento). A antiga Lei e suas ordenanças teve seu papel: servir de “aio” (tutor) para nos conduzir a maioridade em Cristo (Veja Gálatas 3:22-27). Liberdade em Cristo também não é seguir regras humanas (“isso pode; isso não pode”). Cristo tem toda autoridade, não sobrou pra ninguém (conforme Mateus 28:18-20).
– Liberdade em Cristo é ofertar com alegria, e não dar por constrangimento, por obrigação ou porque definiram o valor pra você (Veja 2 Coríntios 9:7,12,13).
– Liberdade em Cristo não é fugir, desligar e dar as costas para os problemas, mas é enfrentar e procurar resolvê-los sob a Luz e direção de Cristo. Faça a sua parte, mesmo que os outros não queiram fazer ou você não veja mudança ou arrependimento em ninguém. O profeta Elias desanimou, mesmo após sua espetacular vitória no desafio do monte Carmelo contra o profetas de Baal, achando que estava lutando sozinho, mas Deus o acolheu dizendo que sete mil na nação em Israel não haviam dobrado seus joelhos ao deus pagão. As vezes achamos que estamos sozinhos, mas não estamos. E precisamos lembrar que ao lado de Deus, sempre seremos maioria absoluta!
– Liberdade em Cristo é fazer o bem sem olhar a quem (amar quem não “merece”). Nós não merecíamos, mas Deus nos amou assim mesmo, dando Seu Filho para morrer em nosso lugar (Veja João 3:16; 1 João 3:16). Se você achar que merece, você ainda não entendeu a graça de Deus.

“Se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste” (Mateus 5:46-48).

Jesus não nos proibiu de estudar, fazer faculdade, nos formar como engenheiros, médicos, dentistas, advogados, etc.; Jesus não nos proibiu de ir ao cinema, teatro ou a um clube social; Jesus não nos proibiu de ver TV, usar computador e navegar na Internet. Jesus não definiu padrão específico de roupa, mas que nos vestíssemos com decência e bom senso para não defraudar ninguém, ou seja, “oferecer” algo que não pode ser dado ou oferecido.

Não, Jesus não nos proibiu destas coisas, mas não usemos “todavia, a liberdade por pretexto da malícia”, mas devemos viver “como servos de Deus.” (1 Pedro 2:16). E também, “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (1 Coríntios 6:12). Na liberdade em Cristo podemos fazer todas as coisas citadas acima, mas nenhuma delas nos dominará e nem tão pouco nos deixaremos corromper por elas, principalmente pela televisão, Internet, bem como situações e locais onde a tentação possa ser maior. O apóstolo Paulo instruiu: “não useis da liberdade para dar ocasião à carne” (Gálatas 5:13b). Os cristãos tem que ser “prudentes como as serpentes e símplices como as pombas” (Mateus 10:16b).

A verdade é palavra de Deus e o evangelho de João afirma que Jesus é o Verbo de Deus (1:1-5). Portanto, Ele é único que pode nos libertar, pois “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Não são os dogmas, credos, e doutrinas humanas, mas Jesus, a verdade, que pode nos libertar e nos dar a verdadeira liberdade. Siga-o! “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)

Algumas passagens que nos ensinam, exortam e encorajam a viver a correta liberdade em Cristo:

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8:36)

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Gálatas 5:13,14)

“Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus.” (1 Pedro 2:15,16)

“Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” (Gálatas 5:1)“Jugo de escravidão” aqui é voltar a obedecer tudo que está na Lei de Moisés, negando dessa forma tudo que Cristo fez (Veja Gálatas 5:1-4).

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)

Eu sou livre em Cristo, e você?