Caminho para felicidade
–
Características de um lar planejado por Deus (conf. Ef 5:21-6:4)
–
1) Um lar planejado existe ALTRUÍSMO
“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5:21)
–
Altruísmo é a inclinação para procurarmos obter o bem para o próximo.
–
Cada indivíduo deve se preocupar mais com os outros membros da família do que consigo mesmo.
–
Este princípio é ensinado em todo o Novo Testamento:
–
– “… sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gl 5:13).
– “Levai as cargas uns dos outros” (Gl 6:2a).
– “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Fp 2:3, 4).
– “…preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rm 12:10b).
–
Jesus, nosso exemplo perfeito, “não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20:28).
–
“Amar” é mencionado cinco vezes no texto de Efésios 5:21-6:4, e cada vez a palavra é traduzida por uma das formas de agape. Esse amor, do qual 1 Coríntios 13:5 fala, “não procura os seus interesses”.
–
2) Um lar planejado existe REVERÊNCIA (Ef 5:21)
–
Para os relacionamentos familiares serem o que Deus planejou que sejam, eles precisam ser relacionamentos cristãos; isto é o mais importante.
–
“Temor” refere-se ao temor piedoso, o tipo de respeito, ou reverência, mais profundo.
–
Nenhuma família pode ser o que deve ser sem que cada um de seus membros respeite o Senhor. Pondo isto em termos práticos, significa que cada membro da família deve ser um cristão – um cristão verdadeiro, fiel e dedicado. Como é bonito quando o marido e a esposa podem verdadeiramente dizer que são co-herdeiros da graça de vida! (Veja 1 Pedro 3:7)
–
O casamento, o lar e a família são uma parte do plano de Deus – e Deus nos diz como o plano deve funcionar. O que dizer de um lar que não é regido segundo a Palavra de Deus? O poeta William Cowper chamou o lar de “a única alegria do Paraíso que sobreviveu à queda”. Infelizmente, alguns lares hoje são locais de fronteira do inferno, e não um antegozo do céu.
–
3) Um lar planejado existe RESPONSABILIDADE (Ef 5:22–24; 6:1–4)
–
O texto bíblico de Efésios 5:21-6:4 destaca certas responsabilidades dadas por Deus para cada membro do lar cristão. No simples diagrama abaixo, “C” representa Cristo; “M”, marido; “E”, esposa e “F”, filhos.
–
Efésios 5:23 e 24 esclarece que “Cristo é o cabeça da igreja” e que a igreja deve ser submissa a Ele. “Toda a autoridade… no céu e na terra” foi dada a Ele (Mateus 28:18). No lar, o marido, a esposa e os filhos devem ser submissos a Cristo.
–
Também fica claro que o marido é o cabeça da esposa: “Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido” (Ef 5:23,24). No diagrama, a esposa é descrita como sujeita a Cristo e ao marido.
–
A passagem também declara que os filhos que vivem no lar devem obedecer a seus pais: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo” (6:1). Assim, no diagrama, eles são sujeitos a Cristo, ao pai e à mãe.
–
Para que o lar seja como Deus o planejou, cada membro da família deve estar disposto a aceitar as responsabilidades que Deus lhe deu. Nem a esposa, nem os filhos devem realizar aquilo que é da responsabilidade do marido ou pai.
–
Uma palavra chave para o cabeça da família é “responsabilidade”. Ser o cabeça não é um privilégio, mas uma responsabilidade. O homem tem a séria responsabilidade de liderar o lar tanto em questões materiais como espirituais (veja 6:4).
–
As responsabilidades estabelecidas no texto de Efésios nada têm a ver com inferioridade ou superioridade.
–
A família funciona maravilhosamente bem quando todos os membros aceitam as responsabilidades dadas por Deus. Isto não resolve automaticamente todos os problemas no lar, mas aproxima a família desse ideal.
–
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens.” (Cl 3:23)
–
Seu lar jamais poderá ser o que deve ser sem que todos os membros da sua família aceitem suas responsabilidades. Decida ser o que Deus quer que você seja.
–
4) Um lar planejado existe AMOR (Ef 5:25,28,29,33)
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (v. 25).
–
O apóstolo não queria que ignorássemos essa verdade, por isso ele a repetiu três vezes neste trecho de Efésios que fala da família (v. 25,28 e 33).
–
Como o marido deve amar a esposa? “Assim como Cristo amou a igreja.” Que tipo de amor Cristo teve (e tem) pela igreja? O amor de Cristo é um amor altruísta; por causa desse grande amor, Ele “a si mesmo se entregou” pela igreja.
–
Os versículos 28 e 29 acrescentam: “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja”. Jesus, de fato, amou a igreja mais do que o Seu corpo – pois Ele deu o Seu corpo na cruz para comprar a igreja!
–
Obviamente, esse tipo de amor deve ser uma característica de todos os relacionamentos na família: esposas devem amar os maridos; pais devem amar os filhos; filhos devem amar os pais. Paulo disse a Tito que as mulheres jovens deveriam ser ensinadas “a amarem ao marido e a seus filhos” (Tito 2:4). O amor é o ponto central do lar.
–
5) Um lar planejado existe SANTIDADE (Ef 5:25–27)
–
Santidade é o estado como o cristão deve estar ou andar separado das corrupções da carne, não mais em impureza, mas em uma vida santa, ou seja, consagrada ao Senhor.
–
Os versículos 25 a 27 nos falam de um alvo que Cristo está tentando atingir através de Seu amável relacionamento com a Sua noiva espiritual:
–
“…Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.”
–
Vamos considerar as palavras “sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante”. Jesus mesmo é santo, puro e fiel à igreja. Ele quer uma noiva pura e santa que Lhe seja fiel.
–
O único relacionamento conjugal que pode crescer e amadurecer é aquele em que duas pessoas se entregam uma à outra por toda a vida – um relacionamento em que cada cônjuge entregou-se unicamente ao outro e ambos sabem, sem sombra de dúvida, disso.
–
O escritor da carta aos hebreus foi bem claro quando disse: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hb 13:4).
–
6) Um lar planejado existe CRESCIMENTO (Ef 5:26,27)
–
Cristo nos ama a ponto de nos tornar santos e puros, mas ainda não temos essas qualidades. Poderíamos dizer, então, que Jesus nos ama para nos incentivar a sermos o que devemos ser. O processo de nos transformarmos no que devemos ser leva tempo; requer crescimento.
–
O que esse princípio tem a ver com casamento e lar? Muitos de nós nos casamos e depois riscamos o casamento da nossa lista de “tarefas”. Passamos pelo processo de conquista; dedicamos algum tempo e dinheiro galanteando e persuadindo o então namorado; depois disso (pensamos) podemos esquecer o casamento e nos concentrar em seguir adiante, em busca de êxito na vida. Podemos ter um, dois, três ou mais filhos, e depois presumir que levando-os conosco para a escola dominical e as reuniões de adoração, estaremos cumprindo nossas responsabilidades para com eles.
–
Temos de entender que os relacionamentos devem crescer. Aprimorar os relacionamentos requer tempo. Transformar o lar naquilo que ele deve ser exige esforço. Cada membro da família deve encarar quaisquer problemas que se levantem e, com a ajuda de Deus, resolvê-los.
–
7) Um lar planejado existe DURABILIDADE (Ef 5:31;6:3)
–
O versículo 31 é conhecido, aparece originalmente em Gênesis 2:24 e é citado por Jesus em Mateus 19:5: “Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. (Veja também Marcos 10:7,8) Muitas grandes verdades são expressas nessa citação, mas enfatizaremos apenas uma: a durabilidade do casamento.
–
Problemas são inevitáveis em qualquer relacionamento, mas isso não significa que, como um marido, você deva ser “desleal” com “a mulher da tua mocidade”, repudiando-a (Malaquias 2:14). Nem tampouco as esposas devem tratar os maridos dessa forma. Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16). Jesus declarou: “…o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mateus 19:6b).
–
A maioria dos filhos, por fim, saem de casa (Mateus 19:5), mas quando o casamento de seus pais permanece intacto, eles sempre têm raízes; sempre têm um lugar para “voltar para casa”. A verdade de Efésios 6:3 terá, então, um significado adicional para os filhos; ao regressarem para uma casa cheia de amor, terão certeza de que está tudo “bem” com eles.
–
8) Um lar planejado existe RESPEITO (Ef 5:21,28,33;6:2,4)
–
O trecho começa com o conceito de respeito (“no temor de Cristo”) e encerra com uma ordem para haver respeito (“a esposa respeite ao marido”). A palavra “temor”, em 5:21, é um substantivo e a palavra “respeite”, em 5:33, é um verbo; mas ambas vem da mesma raiz grega, uma palavra que significa “respeito profundo e sincero”.
–
Em Efésios 5:21-6:4, respeito é mencionado especificamente em três relacionamentos: todos devem respeitar o Senhor (5:21), esposas devem respeitar os maridos (5:33) e filhos devem honrar os pais (6:2). O respeito é essencial em todos os relacionamentos no lar: o marido deve amar “a própria esposa como a si mesmo” (5:33), o que implica respeito pela esposa. Aos pais se recomenda: “… não provoqueis vossos filhos à ira” (6:4a), o que implica respeito pelos filhos.
–
Sendo cristãos, temos todos os motivos para respeitar uns aos outros em casa: devemos nos respeitar como seres humanos. Devemos nos respeitar como membros da mesma família. Se todos forem cristãos, devemos nos respeitar como irmãos em Cristo.
–
Fazer parte de uma família que demonstra respeito mútuo é maravilhoso.
–
CONCLUSÃO
–
Como é o lar segundo o plano de Deus? É um lugar de altruísmo, reverência, responsabilidade, amor, santidade, crescimento, durabilidade e respeito. Para termos lares assim, cada um de nós precisa fazer o que estiver ao seu alcance; cada um precisa ser o que deve ser.
–
Segundo uma pesquisa nos Estados unidos feita por um professor de estudos da família na Universidade Estadual de Oklahoma existem seis qualidades de famílias fortes, felizes e planejadas:
–
1) Os membros expressavam admiração e estima uns pelos outros.
2) Os membros demonstravam bons padrões de comunicação.
3) Os membros passavam tempo juntos.
4) Os membros eram comprometidos com a família.
5) Os membros tinham um elevado grau de orientação religiosa.
6) A família tinha a habilidade de lidar com crises de maneira positiva.
–
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.” (Sl 127:1)
–
Concluímos que numa família cristã forte, feliz e planejada teremos as seguintes qualidades:
–
1) A consideração é expressada.
2) Os padrões de comunicação são bons.
3) Os membros da família passam tempo juntos.
4) Os membros da família têm compromisso com a família.
5) Eles têm um elevado grau de orientação cristã.
6) A família tem a habilidade de lidar com as crises de maneira positiva.
–
Para termos famílias cristãs fortes, felizes e planejadas, precisamos: 1) determinar que, com a ajuda de Deus, faremos nossas famílias serem o que devem ser, 2) começar a fazer o que famílias fortes fazem e 3) aprender a confiar no Senhor. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4:6).
–
Estudo por David Roper – “O Lar cristão” (Verdade para hoje), adaptado por Elcio M. P. Soares para o planejamento do lar segundo a vontade de Deus.
–
Muito edificante. Glória a Deus que me permitiu ter uma família debaixo da Sua benção.
Quem ótimo Lana! Ficamos felizes com isso. Deus seja glorificado.
Este estudo é muito instrutivo. Eu quero participar mais sobre outros assuntos.
Prezada Maria, para ver mais artigos sobre este assunto, acesse na guia lateral “Categorias” a opção “Casamento”. Obrigado! Deus te abençoe.