Inércia

Postado em Atualizado em

Inércia: A inimiga dos cristãos

Há uma “força”, ou como poderíamos dizer de forma figurada, “entidade”, que o inimigo usa de forma avassaladora contra cristãos; ela se chama “Inércia”. Conforme o dicionário Priberam, inércia quer dizer: 1) Falta de movimento ou de atividade; 2) Preguiça, indolência; 3) [Física] Propriedade dos corpos que não podem, de per si, alterar o seu repouso ou o seu movimento; 4) [Física] Resistência de um corpo ao movimento ou ao repouso. Pois bem, com estes significados a inércia faz seus estragos, e terríveis, diga-se de passagem, na vida de muitos cristãos, tornando-se iguais a ela: inertes. O resultado disso é a inoperância. A inércia é contagiosa, se alastra de forma rápida e perigosa como uma doença fatal. A inércia, geralmente, é como o fermento, que mesmo em pouca quantidade, leveda toda a massa.

O que mais o diabo quer: cristãos agindo ou inertes? Ativos ou passivos? Produtivos ou improdutivos? Obedientes ou desobedientes? Com certeza ele os quer inertes, passivos, improdutivos e desobedientes, pois estes não produzirão nada para o Senhor que os chamou e salvou, o Deus todo poderoso. Porém, devemos ter em mente que Deus nos chamou para trabalhar e não para ficar de braços cruzados vendo o tempo passar ou perdendo tempo com coisas desta vida (2 Timóteo 2:4). Há uma obra, e enorme a ser feita em nome do Senhor, e não podemos ficar alheios a ela!

Deus quer frutos e “frutos dignos de arrependimento” (Mateus 3:8) pois “já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo” (Mateus 3:10) e com certeza “a sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível” (Mateus 3:12).

Jesus “batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3:11c) salvando respectivamente o trigo (útil em seu reino) e queimando a palha (inútil para seus propósitos). Estas verdades parecem não nos assustar, mas não deixarão de acontecer só porque ignoramos ou não damos a devida atenção. Muitos cantam “incendeia minh’alma”, porém isto me lembra incêndio, fogo; e fogo me recorda de inferno. Eu não quero minha alma incendiada, mas muito pelo contrário, recebendo o refrigério da salvação em Cristo Jesus (veja Atos 3:19-21; 2 Pedro 3:7-13).

A Inércia contagia a muitos com seus “encantos” e tentações. Muitos ficam resistindo, mas sua resistência não é a ela, e sim a mudança de atitude, a transformação que é necessária e vital para se produzir frutos em prol do reino. Precisamos nos manter fiéis a Deus não nos deixando adulterar pela falsa impressão que está tudo bem só porque não nos acontece nada. Na parábola dos talentos Jesus deixou claro qual é o resultado para aquele que não utiliza o dom recebido por Deus a favor de seus interesses (Mateus 25:14-30). Ter os recursos e não utilizá-los como convém na obra de Deus é o mesmo que enterrar um tesouro debaixo da terra; e com certeza será perdido, “achado” por estranhos, ou assaltado por malfeitores.

Que a Inércia não se torne uma “amante” que, em geral, destrói e corrompe vidas e lares; mas seja uma estranha, cada vez mais estranha, permanecendo-nos bem longe dela e cada vez mais perto de Deus, sendo utilizados eficazmente em sua causa e obra aqui na terra!

Deus nos chamou para servir! Portanto, precisamos nos prontificar a andar em toda boa obra que ele preparou para que andássemos nelas (conf. Efésios 2:10).

“Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” (2 Pedro 1:10)

Anúncios

2 comentários em “Inércia

    Raquel Souza disse:
    3 abril, 2013 às 16:52

    Glórias a Deus pela revelação que Ele te deu. Jesus nos mandou fazer discípulos (Mateus 28;18-20 …. ide portanto e fazeis discípulos batizando-os em nome do Pai,do Filho e do Espírito Santo..e ensinando-vos a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado…) É uma ordem..Ele disse: IDE. Ficar parado é a falta de compaixão pelo outro..é o mesmo que ver o outro caminhando no curso deste mundo,indo para o inferno e não fazer nada. É egoísmo. “A salvação é individual,mas com ressalvas..o individualista não herdará o Reino dos Céus.” (Música: Manuscrito – Para Salvar uma Vida). Venhamos estar orando e pedindo a Deus coragem para cumprirmos a sua palavra.

      Elcio Marcio respondido:
      4 abril, 2013 às 8:32

      Obrigado Raquel! Seu comentário foi muito pertinente; você conseguiu ver um foco da mensagem sem que o assunto fosse mencionado. Deus seja contigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s