O guarda de Israel

Postado em Atualizado em

Introdução:

De onde vem seu socorro? Aqueles que são de Deus dizem e afirmam com convicção: “Nosso socorro vem do SENHOR (YHWH), o Criador, Aquele que fez o céu, a terra e tudo que neles há!” Neste mundo a morte é inevitável, mas os que são de Cristo, mesmo morrendo fisicamente, experimentarão a ressurreição para a vida, e gozarão com Deus a eternidade em seu reino celestial. “E todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11:16)

O salmista escreveu: 1 Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2 O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. 3 Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. 4 É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. 5 O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. 6 De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. 7 O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. 8  O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.” (121:1-8)

Exposição e reflexão:

O guarda de Israel não cochila e nem dorme conforme o salmista. Deus é o guarda de Israel; Ele não permite que os seus filhos desviem de seu caminho. Se de fato somos dele, ou seja, somos de Cristo [estamos nele], Ele não cochilará e nem dormirá em nossa defesa, “pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).

Às vezes ficamos com medo de perder nossas vidas, mas esquecemos que ela pertence a Deus. Ele nos comprou e pagou um alto preço por ela: A morte de Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. O verso 7 deste salmo diz que Deus nos guarda de todo mal; será que cremos nisto? Ele também diz que Deus guarda aquela parte de nós que é mais preciosa para Ele: Nossa alma. Ela é preciosa para Ele, e deve ser para nós.

Muitos cuidam do corpo, porém esquecem de alimentar e cuidar da alma, a nossa parte espiritual que é eterna. Com certeza, o Senhor protegerá com mais vigor nossa alma, pois nosso corpo é pó e para ele voltará! Em contra-partida, nossa alma é eterna e deve ansear estar para sempre com o Senhor e não longe dele. Portanto, devemos buscá-lo com todo vigor e nos afastar cada vez mais daquelas coisas que o desagradam e nos afastam dele.

Conclusão:

Se pensarmos que estamos sem amparo e proteção neste mundo, estamos redondamente enganados. O presente Salmo declara que Deus é aquele que nos socorre, protege e não permite nossa queda, pois é o guarda de Israel; Ele não cochila e nem dorme na proteção aos seus filhos (aqueles que foram redimidos pelo sangue do Cordeiro). O salmista termina afirmando que a guarda de Deus sobre nossas vidas é ininterrupta, ou seja, todas as horas, todos os dias e todos os momentos, “desde agora e para sempre“.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s