É necessário ter ciência que o sofrimento faz parte da vida cristã. É necessário saber também, que nossa pátria não é aqui, mas no céu, pois estamos neste mundo de passagem – peregrinos numa terra estranha.

O apóstolo inspirado escreveu: “porque, se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal.” (1 Pedro 3:17)

Jesus nos chamou a sofrer por Ele quando disse abertamente que cada discípulo seu precisava tomar a sua própria cruz para segui-lo (cf. Mateus 16:24). Essa “cruz”, é o sofrimento que seu seguidor poderá enfrentar nesta vida por sua fidelidade a Ele.

Zombaram, ultrajaram e perseguiram Jesus, inclusive seu próprio povo, os judeus, especialmente os líderes religiosos, onde enfrentou até o fim a oposição dos homens ao seu testemunho único, exemplar e irrepreensível; Ele disse a verdade, mas os homens não a suportaram e o mataram.

Hoje, enfrentamos muitas batalhas e tribulações em um mundo dominado pela injustiça e pelo mal, assim como a falsa religião e a idolatria, e de uma forma ou de outra sofreremos, mas precisamos ser encorajados a permanecermos fiéis àquele que nos “chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9b).

O apóstolo Pedro nos admoestou que é melhor sofrer por praticar o que é bom (ser rejeitado e perseguido por ser fiel a Deus), do que sofrer por praticar o mal (agir como um malfeitor com toda sorte de injustiça, irreverência e impiedade). O resultado de nossa escolha colheremos no dia em que Cristo voltar e dar seu galardão a todos aqueles que, mesmo sofrendo duramente neste mundo, permaneceram fiéis a Ele.