O apóstolo Pedro chama aqueles que servem a Cristo de despenseiros, mas estes precisam ser bons, “bons despenseiros”; Ele escreveu: “servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pedro 4:10).
–
Despenseiro é o mordomo – o administrador – , é aquele que cuida da casa; é aquele que cuida das coisas de outro como se fosse dele. Numa grande casa, o patrão sai para trabalhar e deixa tudo sob a responsabilidade do mordomo, que sendo bom, executará suas tarefas como fidelidade, zelo e dedicação conforme a vontade de seu senhor.
–
Da mesma forma, Deus nos deixou a responsabilidade de cuidar de sua casa, a igreja – o corpo de Cristo – com diversas tarefas: evangelização, edificação mútua, o cuidado de cada um, benevolência, visitação, comunhão [partilhar das mesmas coisas], servindo uns aos outros “como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. A graça é multiforme porque ela é exercida de várias maneiras, sendo Deus, o Senhor das bênçãos através de Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. A igreja – o corpo de Cristo – é lugar de bênçãos, de regozijo, de glorificação, de redenção, de amor e de serviço.
–
Vamos ser “bons despenseiros da multiforme graça de Deus” para honra e glória dEle e o crescimento mútuo do corpo de Cristo em todas as áreas, especialmente a espiritual: “cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4:15).