Ninguém pode servir a dois senhores
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.” (Mateus 6:24)
Riquezas aqui vem do aramaico “mammon” que é personificado como um deus pagão, deus das “riquezas” e que faz oposição a Deus. O deus que opera neste mundo, principalmente o capitalista, é “mammon”. Tudo que se faz gira em torno do dinheiro; e neste meio impera alguns dos mais terríveis frutos da carne como a avareza (Romanos 1:29) que é o apego exagerado e nojento ao dinheiro; a idolatria (Gálatas 5:20), adoração de ídolos – neste caso a “mammon” – e a corrupção (2 Pedro 1:4) que é a perversão da moral e integridade humana, se tornando um vício.
Jesus diz claramente aqui, que não há como ter dois senhores. Não há como servir e agradar senhores opostos pela sua natureza, caráter e personalidade. A Bíblia revela que Deus é santo (Salmo 99:5). Ele mesmo se revela desta forma aos homens e ordena que todos os que o seguem sejam também santos (Levítico 11:45; 1 Pedro 1:16). Ser santo é possuir santidade que é o atributo de Deus (Pai, Filho e Espírito) pelo qual ele é moralmente puro e perfeito, separado e acima do que é mau e imperfeito.
“Mammon” é mau e imperfeito por se personificar em um deus, que gera a avareza, idolatria e a corrupção nos homens. Deus e “mammon” são opostos entre si e conforme as palavras do Mestre, não há como servir aos dois. Só há um Deus, o Senhor Todo Poderoso YHWH, Criador dos céus e da terra, Deus dos deuses e Senhor dos reis (Salmo 124:8; Daniel 2:47; João 17:3); a Ele “adorarás, e só a ele darás culto” (Mateus 4:10).