Magníficas construções

Postado em Atualizado em

Jerusalem celestial - 1Quanto aos mais atos de Acabe, e a tudo quanto fez, e à casa de marfim que construiu, e a todas as cidades que edificou, porventura, não estão escritos no Livro da História dos Reis de Israel? Assim, descansou Acabe com seus pais; e Acazias, seu filho, reinou em seu lugar.” (1 Reis 22:39,40)

A história do rei de Israel Acabe chegou ao fim com um relato resumido do que foi a sua vida. Neste resumo no verso 39 inclui algumas de suas construções. Como ele, muitos edificam magníficas construções, mas pouco ou nada trazem de benefício para eles. Em salmo lemos: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (127:1a). Podemos construir belas e grandes casas, mas se Deus não se faz presente, em vão trabalhamos nesta edificação. Para um lar abençoado, completo e protegido das influências negativas do mundo, o Senhor deve ser o edificador, onde seus estatutos e desígnios são examinados e obedecidos.

O salmista também diz: “… se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmo 127:1b). Devido a constantes desobediências do povo, Israel acabou sendo levado cativo, tanto por assírios, como por babilônios, sendo exilados de sua terra. Se Deus não é o guardião da cidade, em vão são colocados vigias para a guardarem. O Senhor é aquele que não dorme e nem cochila. “É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel” (Salmo 121:4). Portanto, quem deve guardar a cidade é aquele que nunca dorme e que estará sempre e ininterruptamente protegendo-a dos perigos que a rodeia.

O rei Israel rejeitou a verdade, resultando consequentemente em sua morte; uma morte trágica e vergonhosa (1 Reis 22:34-38), principalmente para um rei. Morrer, todos nós vamos, mas há uma grande diferença em morrer sob a guarda do Senhor e longe dela. Para o cristão, morrer é lucro e o viver é Cristo para quem está nEle (Filipenses 1:21); ou seja, quem ouviu e creu no evangelho, arrependeu e confessou seus pecados e Cristo como único Senhor e Salvador, foi batizado – imerso nas águas – e persevera em Sua doutrina na igreja que Ele edificou (Atos 2:36-38; 8:26-39; Marcos 1:5; 16:16; Mateus 10:22,32,33; 16:18). “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida (João 5:24).

A grande e magnífica construção que Deus quer fazer em nós é a edificação de vidas transformadas pelo Seu poder. Pela Sua palavra – que é a verdade – , o Senhor está construindo um edifício santo, tendo como base a pedra angular que é Cristo (Atos 4:11). Os cristãos são as pedras deste edifício, cooperando com Deus na execução desta grande obra (Efésios 2:19-22; 1 Coríntios 3:9; 1 Pedro 2:4,5).

Acabe rejeitou a verdade, lançando fora a oportunidade de fazer parte desta magnífica construção do Senhor. As atitudes do rei de Israel e o seu fim trágico, devem servir de exemplo para aqueles que endurecem seu coração para com Deus, e desta feita, convencê-los do mal. Através da história de Acabe, podemos comprovar que a verdade da palavra de Deus deve ser ouvida, observada e obedecida, sendo que do contrário as conseqüências podem ser trágicas como foi para este rei.

O que importa é a verdade, nada além da verdade. Que possamos dar ouvidos ao chamado de Deus, dando crédito a verdade e ser parte integrante de Sua grande obra “como pedras que vivem,” para sermos “sacerdócio santo, a fim” de oferecermos “sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5).

Palavras para guardar: Ouvir, Crer, Arrepender, Confessar, Batizar e Perseverar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s