Rei Acazias - 2

“Depois da morte de Acabe, revoltou-se Moabe contra Israel. E caiu Acazias pelas grades de um quarto alto, em Samaria, e adoeceu; enviou mensageiros e disse-lhes: Ide e consultai a Baal-Zebube, deus de Ecrom, se sararei desta doença.” (2 Reis 1:1,2)

O rei de Israel Acazias, sucessor e filho do rei Acabe, cometeu, como seu pai, erros inadmissíveis para um governante da nação cujo SENHOR era o Deus eterno, Iavé (YHWH). Podemos listar pelo menos três erros do episódio no fim de seu curto reinado, quando caiu “pelas grades de um quarto alto, em Samaria, e adoeceu” (v. 2a).

1º erro de Acazias: Não cair em si. O rei de Israel sofreu um grave acidente e esta seria uma grande oportunidade para ele voltar a Deus arrependido. “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” lemos em Salmo 119:71. Mas infelizmente, Acazias não caiu em si. Quantas vezes não aproveitamos o que nos acontece, ou acontece com outros, para levar a sério o chamado de Deus e o comprometimento com a Sua palavra e a Sua vontade?

2º erro: Não consultar o grande Médico. Acazias, adoecido, teve a grande oportunidade de procurar aquele que poderia lhe fornecer tudo o que precisasse nesta situação. O que ele fez: consultou um deus de um povo pagão, Baal-Zebube. Só Iavé é o Deus vivo e verdadeiro. “Baal-Zebube é um substantivo composto. A primeira parte é “Baal”, o deus introduzido em Israel por Jezabel”; a pagã esposa do pai de Acazias, o rei Acabe. “O nome “Baal” significa “senhor” ou “deus”. A segunda parte é “Zebube”, que na forma verbal significa “ir para lá e para cá, oscilar, ir de um lado para o outro”. Na forma nominal, refere-se ao inseto chamado mosca. “Baal-Zebube” significa literalmente “senhor das moscas” (Ver nota abaixo). Quantas vezes não recorremos a Deus em momentos decisivos de nossas vidas? Quantas vezes falamos a Deus depois que já tomamos uma decisão importante? Quantas vezes recusamos ir ao nosso médico – que conhecemos e confiamos – para “consultar” alguém que nem médico é, ou se faz de médico?

3º erro: Insultar o grande Médico. O rei Acazias insultou sobremaneira a Deus ao consultar um deus pagão, fazendo “súplicas a um deus que não pode salvar” (Isaías 45:20c). Quantas vezes consultamos livros, revistas e opiniões de homens ao invés de consultar ao Médico dos médicos? Em assuntos espirituais, o Senhor, é o Deus Eterno, ou seja, Ele tem o senhorio! Ele sabe e pode todas as coisas, segundo a Sua boa vontade.

Hoje o mundo enfrenta graves doenças, como o câncer, a AIDS, etc., mas o pecado é a pior doença, porque não só acomete a vida física ao caos, como também a espiritual, gerando a morte eterna, pois “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 6:23). Portanto, se não queremos morrer eternamente, devemos aproveitar as oportunidades que Deus nos dá, recorrendo sempre a Ele em todas as situações e nunca o insultarmos, buscando solução em um “senhor das moscas” qualquer.

Palavras para guardar: Aproveitar (oportunidades), Não insultar (a Deus) e Buscar (o auxílio e a direção do SENHOR)

Nota: as explicações sobre “Baal-Zebube” foram retiradas do estudo “Elias” escrito por David Roper, uma publicação de “Verdade para hoje” (Truth for Today).