“Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele” (1 Reis 19:19b).
–
Algo que poderíamos afirmar sobre Eliseu, é que ele estava pronto para ser usado por Deus. Seja como for que ele soube do que significava aquele ato de Elias, o mais importante é salientar que ele estava de prontidão, aguardando o chamado do Senhor.
–
Esta situação nos ajuda a refletir se estamos prontos ou não, para exercer uma função no serviço de Deus. Enquanto não aparece a oportunidade, podemos, nesta “espera”, exercer aquilo pelo qual sabemos que podemos fazer. Com certeza, existem inúmeras coisas que podemos desempenhar como cristãos, mesmo sem um “chamado oficial de Deus”, e às vezes deixamos o tempo passar esperando que este chamado aconteça.
–
Devemos nos perguntar: quantas oportunidades já perdemos de servir a Cristo? Seja por não aproveitarmos uma oportunidade, ou por não buscá-la; seja por acharmos que não somos capazes, ou por – de fato – não estarmos preparados, ou ainda ficarmos de braços cruzados enquanto o trabalho nos espera.
–
Um item fundamental é se preparar; neste meio tempo, enquanto o “chamado” não vem, podemos exercer e praticar diversas funções pelas quais é perfeitamente possível servir aos propósitos de Deus. Resumindo, não fiquemos esperando uma oportunidade ou chamado oficial para servir ao Senhor, parados, inertes, mas servindo a Ele naquelas funções pelas quais sabemos que podemos realizar, seja para treinarmos ou para aprimorar nossos dons. Deste modo vamos nos preparando para eventuais serviços que exijam maior responsabilidade.
–
Meditemos nisto: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tiago 4:17).