Sabedoria para salvação

Postado em Atualizado em

“Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. Entretanto, falamos de sabedoria entre os maduros, mas não da sabedoria desta era ou dos poderosos desta era, que estão sendo reduzidos a nada. Pelo contrário, falamos da sabedoria de Deus, do mistério que estava oculto, o qual Deus preordenou, antes do princípio das eras, para a nossa glória. Nenhum dos poderosos desta era o entendeu, pois, se o tivessem entendido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.” (1 Coríntios 2:4-12 NVI)

A sabedoria humana pode ser importante para muitos aspectos da vida social, entretanto, não será ela que irá determinar a verdadeira essência da verdade de Deus a respeito da salvação em Cristo. A eloquência de um bom palestrante, o entusiasmo de um pregador pode até impressionar e persuadir muitos, porém, isso não significa que seja a verdadeira sabedoria de Deus. Antes de se converter ao evangelho de Jesus Cristo, o apóstolo Paulo era um homem de alta posição e prestígio social. Possuía autoridade e privilégios como cidadão romano e devido o seu zelo, tornou-se um dos principais dos fariseus, porém, todas essas coisas que o apóstolo poderia se gloriar, foram consideradas como refugo, quando testemunhou a demonstração e poder da glória de Deus ao se encontrar com o Mestre Jesus Cristo. A partir daquele momento, Paulo conheceu a verdadeira sabedoria divina. (Leia Atos 9; Filipenses 3:2-11)

A verdadeira sabedoria é aquela que conduz o homem para salvação espiritual. Mesmo que a sabedoria humana possa ser importante em todas as sociedades do mundo, todavia, ela jamais poderá ser o caminho que leve o homem a ter uma fé obediente a Deus. Porque Jesus é o único caminho que conduz o homem a Deus.

“Portanto a um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem,” (1 Timóteo 2:5).

O discernimento que precisamos ter para fazer a vontade de Deus é revelado pelo Espírito de Deus; “coisas espirituais são discernidas espiritualmente”. Não adianta querer convencer  alguém que Deus existe com base e conhecimento que provem do homem, ou por meio da sua própria capacidade. A fé é adquirida por meio da palavra do Espírito que provém do próprio Deus. É a ação do Espírito Santo (Consolador) que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8).

Do pecado: por não crerem em Jesus, cometem todo o tipo de transgressão contra Deus. Somente o poder do Espírito convence o homem dos seus pecados e oferece então a oportunidade para o arrependimento.

Da justiça: o exemplo de vida e os ensinamentos de Jesus foram registrados para que possam ser observados e obedecidos pelos homens que professam sua fé em Deus. Porque é a palavra de Deus que julgará a todos no dia da volta de Cristo.

“Quem rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue, a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia” (João 12:48).

Do juízo: a punição divina (condenação eterna) que o príncipe desse mundo (satanás) já recebeu será a mesma para todos que rejeitarem a palavra de Deus. O juízo é a  sentença final que Deus dará a cada um conforme a escolha que fizeram em suas vidas. Vida eterna aos que acolheram com amor a verdadeira sabedoria de Deus que conduz o homem a salvação por intermédio do seu filho Jesus Cristo; ou a morte eterna para  aqueles que preferiram acolher as suas próprias convicções baseando-se na sabedoria terrena que é falível, transitória e efêmera.

Deus irá respeitar a decisão final de cada ser humano. Se nesse mundo preferiram não ter Deus ao seu lado, e não procuraram consultar a sua sabedoria, Deus também não fará questão de viver ao lado daqueles que o rejeitaram durante todo o tempo de suas vidas. Deus terá comunhão eterna com todos que nesta vida amam a Ele verdadeiramente. 

O fascínio e os encantos deste mundo não se comparam como as maravilhas que Deus tem preparado para os que o amam. Nem mesmo a capacidade e a sabedoria humana são capazes de imaginar o que os filhos de Deus irão herdar na pátria celestial. “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu”. Essas promessas de Deus devem motivar os cristãos que verdadeiramente tem Deus e o Senhor Jesus no seu coração.

Desafio:

A palavra de Deus (Bíblia) é a fonte da verdadeira sabedoria. A sabedoria suprema e a autoridade máxima pertencem a Cristo.

“Jesus, aproximando-se falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto fazeis discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28:18-20).

Com Deus podemos ter todo o conhecimento e a sabedoria necessária para vivermos o  momento presente e o do porvir. Portanto creia em Deus e converta a cada dia a sua vida em obediência a Jesus Cristo, aguardando com paciência as promessas que Deus nos deixou em sua palavra.

Artigo por Jardel Maia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s