É inútil resistir

Postado em Atualizado em

O episódio narrado em 2 Reis 1:9-12 entre o profeta Elias – “o homem de Deus” – e o rei Acazias, através de seus homens enviados por ele [primeiramente, um capitão, mais cinquenta soldados; e depois repetido o número de homens, totalizando, dois capitães e cem soldados consumidos pelo “fogo do céu”] pode chamar a atenção e ser chocante para muitos; porém devemos lembrar que Elias estava realizando a obra de Deus.

Acazias insultou sobremaneira ao Deus eterno consultando a “Baal-Zebube, deus de Ecrom” se sararia de uma doença causada por uma queda “pelas grades de um quarto alto, em Samaria” (v. 2) trazendo o questionamento do SENHOR: “Porventura, não há Deus em Israel, para irdes consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom?” (v. 3).

Havia um Deus em Israel – o Deus eterno; o Criador; Iavé [YHWH]; “Deus dos deuses, e Senhor dos senhores” (Deuteronômio 10:17) – e o rei de Israel simplesmente o ignorou como se não existisse e nem fosse o SENHOR de sua nação. Acazias resistiu a Deus, não buscando e nem se entregando Àquele que o poderia salvar. O rei preferiu buscar a cura fazendo “súplicas a um deus que não pode salvar” (Isaías 45:20).

Diferentemente de Acazias, o apóstolo Paulo não resistiu a Deus, quando ainda era Saulo, um judeu, ferrenho defensor da doutrina farisaica, perseguidor daqueles que se identificavam como “o Caminho”, entendendo que se tratava apenas de uma nova seita (Atos 9:1,2; 24:14). Quando estava em direção a Damasco para realizar mais prisões dos seguidores de Cristo, teve um encontro estrondoso com Cristo, fazendo ficar cego por três dias (Atos 9:1-9). Jesus disse a ele: “Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões” (Atos 26:14b). A partir daí, Saulo deu uma guinada radical de 180° em sua vida, deixando de ser perseguidor do “Caminho”, para ser um dos principais proclamadores do evangelho de nosso SENHOR Jesus Cristo (Filipenses 3:7-11).

É inútil resistir a quem é mais forte e mais poderoso do que nós. É inútil e completamente fútil resistir a Deus. O rei Acazias resistiu, porém Paulo não. Cada um teve em sua vida as consequências de seus atos (2 Reis 1:4,16-18; Atos 9:15-22).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s