O amor que cobre transgressões
–
“O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.” (Provérbios 10:12)
–
– Alguns dicionários definem ódio como aversão, raiva, rancor profundo, antipatia, repulsa e horror. Será que algumas dessas coisas coincidem com a vida de um cristão? Com certeza não! Sabe o que elas produzem? Produzem contenda, ou seja, briga e desentendimento entre pessoas; entre irmãos; entre amigos. Que coisa horrível! Não é sem motivo que em Provérbios 6:16-19, está registrado uma coisa que Deus abomina: “o que semeia contendas entre irmãos” (vers. 19b).
–
Tiago disse que “a ira do homem não produz a justiça de Deus” (1:20). “Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo” são as instruções do apóstolo Paulo em Efésios 4:26,27. Podemos até irar em certas circunstâncias de nossas vidas, mas não podemos permitir que essa ira nos faça pecar, nos faça contender e criar contendas.
–
Mas há algo maravilhoso! O amor! “O amor cobre todas as transgressões”. Sim! Somente através do amor, o amor de Deus, é possível vencer o ódio e todo tipo transgressão. Deus nos amou em Cristo, para amarmos uns aos outros, assim como Ele nos amou. “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos” (Colossenses 3:15).
–