A armadura de Deus

Armadura - 1Questões para reflexão

Deus nos chamou com um propósito: o de batalharmos “diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas 3). Ele nos chamou para uma batalha. É uma luta espiritual contra os poderes celestiais das trevas (Efésios 6:11,12).

Deus sabendo disto, não nos deixou desprovidos de armamento para lutarmos contra essas forças do mal. Ele preparou nossas armas para enfrentarmos este desafio e seguirmos fielmente para vitória final ao lado de nosso Senhor Jesus Cristo. O Conjunto destas poderosas armas se chama “a Armadura de Deus”.

Precisamos revestir-nos dessa armadura se quisermos ser vitoriosos. A nossa luta não é contra os nossos semelhantes, mas contra os poderes celestiais das trevas, que pode pela astúcia de Satanás, nos afastar de Deus e nos destruir (Efésios 6:11,12). Mas se ficarmos ao lado do Senhor e buscarmos a cada dia o senhorio de Cristo em nossas vidas, não há poder que possa nos vencer (Romanos 8:35-39).

Resumo da reflexão:

1 – O propósito é batalharmos pela fé
2 – Ter responsabilidade porque Deus nos chamou
3 – A providência de Deus para nos equipar
4 – Devemos engajar nesta batalha
5 – Precisamos vestir a armadura de Deus
6 – É Deus quem nos capacita
7 – O poder está no Senhor


O que diz a palavra

10  Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12  porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14  Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15  Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16  embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17  Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18  com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6:10-18).

Chegando ao entendimento

Paulo instrui em sua carta aos efésios a buscarmos o fortalecimento no Senhor que vem do Seu poder, para termos vidas santas e andarmos nos caminhos retos trilhados por Cristo. Devemos também revestir-nos da armadura de Deus, sem a qual não teremos forças para enfrentar as armadilhas de Satanás. Paulo chama a atenção para um detalhe importante: a nossa luta é espiritual, contra os poderes celestiais das trevas, e não contra o homem. Por isso ele nos exorta a buscarmos a armadura de Deus, onde encontramos as armas espirituais para usarmos nesta batalha. Analisemos detalhadamente esta armadura que vem de Deus:

1 – O cinto da verdade (Vers. 14)

O cinto é a peça que traz firmeza a uma vestimenta. Usar o cinto desta armadura é usar sempre a verdade como o nosso cinturão em todas as ocasiões de nossas vidas. O cinto da verdade é: a sinceridade crista.

2 – A couraça da justiça (Vers. 14)

A couraça é a peça que protege o corpo das investidas do adversário. Com a couraça desta armadura, Deus nos protege de todo mal. A couraça da justiça é: a vida santa diante de Deus e dos homens.

3 – Os calçados do evangelho da paz (Vers. 15)

Os calçados é o que nos dão segurança ao pisarmos no chão. Bem calçados podemos andar e locomovermos com segurança para qualquer lugar. Calçando os sapatos do evangelho seremos capacitados e encorajados a anunciar as boas novas de Cristo. Os pés calçados com o evangelho da paz é: o desejo de ir onde Deus mandar.

4 – O escudo da fé (Vers. 16)

O escudo impede que algo possa acerta-nos se vier em nossa direção. Ao usarmos a nossa fé em Deus como escudo, temos uma barreira que nos protege das tentações e armadilhas de Satanás e consequentemente venceremos o pecado. O escudo da fé é: a certeza que Deus existe e há poder na Sua palavra.

5 – O capacete da salvação (Vers. 17)


O capacete protege a cabeça onde está um dos principais órgãos do corpo que é o cérebro. Ao colocarmos o capacete desta armadura, Deus nos garante a salvação, pois Ele livrará nossas mentes da corrupção e impurezas deste mundo. O capacete da justiça é: a esperança firme nas promessas de Deus.

6 – A espada do Espírito (Vers. 17)

A espada é a arma com a qual o soldado antigo desferia golpes contra o inimigo, e dependendo onde atingia era mortal. A espada de Deus que é uma das armas que o cristão vai usar no seu dia a dia, corta e penetra no mais íntimo do “coração” do homem, mostrando a ele o quanto é carente e dependente do grandioso e poderoso Deus. A espada do Espírito é: a própria Bíblia.

7 – A oração (Vers. 18)

A oração é arma final que sela o nosso compromisso com Deus de usarmos a Sua armadura. A oração nos permite estar em ligação direta com o nosso Senhor. A palavra nos exorta a orarmos sempre, em todo tempo e lugar (1 Tessalonicenses 5:17,18), daí a importância deste diálogo com Deus. A oração é: o contato diário com o nosso Deus.

Aplicação 

A armadura de Deus nos coloca equipados para vivermos em sintonia com o Senhor de acordo com a Sua soberana vontade, em obediência, santificação e purificação. Devemos colocar esta armadura como nossa principal vestimenta e consequentemente fazer o que o Senhor ordena,… “para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para com intrepidez fazer conhecido o mistério do evangelho.” E também “… para que em Cristo eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo!” (Efésios 6:19,20)

Algumas sugestões:

1 – Ser sincero em todas as circunstâncias
2 – Termos santidade de vida e agirmos com justiça
3 – Colocarmo-nos nas mãos de Deus e fazer o que Ele quer
4 – Confiar em Deus e na Sua providência
5 – Esperar em Deus o que Ele prometeu
6 – Estudar e fazer aplicação dos ensinamentos e ordenanças bíblicas
7 – Abrir o coração para Deus


Leitura de encorajamento:

“Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará” (Salmo 37:4,5).

Anúncios

4 Comentários

  1. Cris

    Gostei muito do seu comentário, é bem objetivo!
    Ótimo para ensinar as crianças. Parabéns!

  2. Rita

    A paz de Jesus! Também gostei da forma como foi abordada a mensagem, de fácil entendimento. Que o Senhor Jesus continue dando sabedoria para que possas alcançar vidas para o seu reino. Deus te abençoe!

    • Obrigado Rita pelo carinho e incentivo. Isto é muito importante para nós. Deus te abençoe ricamente.

  3. Hermenegildo

    Amém a palavra que acabo de ler foi uma bênção para mim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: