Um coração fechado para a verdade

Postado em Atualizado em


Nublado - 1“Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Disse o SENHOR: Tu o enganarás e ainda prevalecerás; sai e faze-o assim” (1 Reis 22:22).

Acabe e Josafá, reis de Israel e Judá respectivamente, ouviram dos 400 profetas de Acabe o que iria acontecer a respeito do combate contra os Sírios, na batalha para retomar a cidade de Ramote-Gileade das mãos deles (1 Reis 22:6). O bom rei Josafá, aceitou o convite de Acabe para pelejar com ele contra os Sírios, arriscando-se em fazer uma aliança com um rei perverso e desobediente a Deus (1 Reis 22:2-4). Mas ele não se contentou em apenas ouvir os profetas de Acabe; ele queria ouvir um verdadeiro profeta de Deus (1 Reis 22:5,7). Micaías então foi chamado, contrariando o rei de Israel. O profeta alertou que nesta batalha o Senhor entregaria Acabe nas mãos do rei da Síria; mas ele não lhe deu ouvidos (1 Reis 22:8,9,14-23).

O coração de Acabe se abriu para as palavras que ele queria ouvir de seus profetas e se fechou para as palavras proferidas por Deus por meio de Seu profeta Micaías (1 Reis 22:6,18). Os dois reis ouviram as mesmas mensagens, tanto dos profetas do rei de Israel, quanto de Micaías. Acabe endureceu seu coração para as palavras do Senhor, e deixou-se enganar pelas palavras de seus profetas, mas Josafá não se deixou enganar pelas palavras destes falsos profetas.

O verso 22 mostra uma parte do pronunciamento de Micaías a Acabe, onde ele revelou que o rei estava sendo enganado pelos seus profetas. Muitos podem questionar o fato de Acabe ter sido enganado e consequentemente condenado por Deus (1 Reis 22:17). Mas, em algumas situações na Bíblia, vemos o coração daqueles que são incrédulos ao Senhor, endurecer, e no caso de Acabe não foi diferente – vale alertar que Micaías alertou o rei, mas ele não deu ouvidos ao profeta de Deus.

A verdade é que Deus é “aquele que sonda mentes e corações,” dando “a cada um segundo as vossas obras” (Apocalipse 2:23). E também o “Senhor conhece os que lhe pertencem” (2 Timóteo 2:19b). Portanto, “aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor.” (2 Timóteo 2:19c).

O problema de Acabe era o seu caráter e por isso Deus permitiu que seu coração endurecesse. O cristão, o seguidor fiel de Jesus Cristo, onde o que interessa para ele é única e exclusivamente “a verdade, nada além da verdade”, deve ficar longe “da injustiça”, ou seja, da perversidade do coração e da vida. Acabe tinha um coração perverso e era próximo das perversidades da vida, como por exemplo a trama de sua esposa Jezabel para tirar a vida de Nabote, o jezreelita (1 Reis 21:1-16). Como cristãos, devemos ficar longe de toda e qualquer injustiça, por menor que seja e até mesmo contra os nossos “inimigos”, porque até a eles, Jesus nos mandou amar (Mateus 5:43-48).

As reações de Acabe e Josafá em relação ao pronunciamento dos 400 profetas têm a ver com coração. Em Mateus 13:18-23, Jesus conta a parábola do semeador, mostrando 4 tipos de solo, onde o semeador planta as suas sementes. Os solos são os corações dos homens; o semeador é Deus e a semente é a palavra do Senhor ou a semente pura do evangelho. Três dos quatro corações representados pelos solos nesta parábola rejeitam a verdade e apenas um aceita, onde a semente cresce e frutifica. Acabe com seu coração duro e perverso, aceitou prontamente as palavras proféticas que ele queria ouvir de seus próprios profetas, em detrimento da verdade, dita pelo profeta de Deus Micaías. Em contrapartida, Josafá, com seu coração aberto a verdade, rejeitou a mesma mensagem proferida pelos 400 profetas, desejando ouvir um verdadeiro profeta de Deus. Cada “solo” responderá diferentemente em relação à mesma “semente”.

Que sejamos “boa terra”, onde a semente pura do evangelho “frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um” (Mateus 13:23).

Palavras para guardar: Apartar (da injustiça), Amar (incodicionalmente), Frutificar e Produzir

Anúncios

Um comentário em “Um coração fechado para a verdade

    Carlos Kuryusthelord disse:
    25 julho, 2009 às 12:36

    Muito bom… edificante.
    na fé!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s