Enfrentando perseguição

Postado em Atualizado em

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” (Mateus 5:10)

Se no Brasil instaurasse uma perseguição como existe em certos países, como sairíamos? Ainda há pessoas perdendo suas vidas por causa do evangelho ao redor do mundo, enfrentando bravamente o ódio e a intolerância dos inimigos de Cristo. Na antiga aliança, a maioria dos profetas foram perseguidos e mortos por causa de sua fé e obediência a Deus; assim como os apóstolos e discípulos fiéis a Cristo, no início e ao longo da era cristã. Paulo que sofreu grande perseguição em seu ministério disse: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2 Timóteo 3:12).

Perguntas para reflexão: 1) Estamos vivendo piedosamente nos dias atuais? 2) Será que sabemos, de fato, o que é viver piedosamente? 3) Somos perseguidos por causa de nossa fé em Cristo ou passamos despercebidos pelas pessoas? 4) Nossa conduta confirma nossa fé? 5) O que Cristo diria sobre nosso procedimento como cristãos? Reflita nesta e outras questões e verifique como anda sua fé em Cristo. É preciso uma verificação constante para não cairmos no descrédito da auto-afirmação: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados” (2 Coríntios 13:5).

Paulo escrevendo aos tessalonicenses em sua segunda carta disse: “Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição, porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós” (1:2-5). Estes irmãos sofreram terrível perseguição, mas não desanimaram ou regrediram ante a opressão. Eles e tantos outros são exemplos para nós.

Como reagiriam os cristãos deste país ante uma perseguição que resultasse até em prisões, e em último caso, a própria morte? A intolerância e a indiferença ainda existem em muitos países com relação aos cristãos – de forma geral -, e ela pode se estender até aqui, com a crescente onda dos movimentos contra a Palavra e a vontade de Deus. Precisamos estar preparados e bem firmados em Cristo para não definharmos ao enfrentar real situação que coloque em risco até mesmo a integridade de nossas vidas. Mas como afirmou o apóstolo Paulo: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.” (Filipenses 1:21). Você está preparado para dizer estas palavras com a mesma convicção que este apóstolo de Cristo disse? Reflita nisto!

Seja encorajado e estimulado por estas palavras de Jesus: “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós” (Mateus 5:11,12).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s