“A ti, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lhes darás aviso da minha parte.” (Ezequiel 33:7)

O Atalaia era à pessoa que ficava de sentinela numa torre do castelo ou no local mais alto e estratégico das muralhas que cercavam a cidade, para avisar o seu povo a qualquer momento sobre a presença do inimigo. Deus comparou a missão do atalaia com a que os seus profetas exerciam no meio do povo, avisando-os das ameaças que poderiam levá-los à destruição espiritual.

Atalaias do Antigo Testamento:

No Antigo testamento Deus diz que os profetas Jeremias e Ezequiel foram constituídos atalaias entre o povo para anunciar a sua mensagem. E que os judeus seriam levados cativos para a Babilônia como consequência dos seus pecados de idolatria. Entretanto, outros servos do Senhor Deus cumpriram com esse propósito (Parecido como a do atalaia):

Moises: quando avisou o faraó das consequências que assolariam os egípcios, caso ele não libertasse os hebreus da escravidão. (A relutância do faraó em impedir a saida dos hebreus do Egito resultou nas 10 pragas no Egito – Êxodo 7-11).

Jonas: pregou na segunda oportunidade que Deus lhe havia dado de anunciar juízo e destruição da cidade de Nínive. (Sociedade conhecida pela sua maldade e perversidade). Após a mensagem ter sido dada, os ninivitas se arrependeram e creram em Deus – Jonas 3:5-10.

Profeta Micaías: foi o único profeta em Israel que falou a verdade de Deus para o rei Acabe – além de Elias. Disse para ele não ir à guerra contra os sírios, caso contrário, morreria. Entretanto, o rei acabou dando ouvidos à maioria, outros 400 profetas que diziam o contrário, porque se preocupavam em transmitir palavras que agradavam o rei. Contudo, cumpriu-se a mensagem de Deus. O rei Acabe acabou sendo morto nas mãos dos sírios. (Nesse caso, a Bíblia nos ensina que nem sempre a palavra de Deus será agradável aos nossos ouvidos – 1 Reis 22:1-40).


Atalaias do Novo Testamento:

No Novo Testamento também podemos ver bons exemplos de atalaias de Deus. Jesus Cristo é o maior exemplo de como devemos ser atalaias. O mestre não apenas falou palavras de amor ao seu próximo como advertiu francamente os homens quanto aos seus enganos e pecado. E acima de tudo, a pratica de tudo que ensinou. Não deixou de cumprir com todos os desígnios de Deus (João 17:4).

João Batista: exortava o povo a arrepender-se dos seus pecados porque o Reino dos Céus estava próximo (Mateus 3:1-2). Também avisou o rei Herodes do seu pecado de imoralidade, por tomar como sua mulher a sua sobrinha e esposa do seu próprio irmão (Mateus 14:1-12).

Estevão: deixou um belo testemunho e resumo da história dos hebreus até a chegada de Cristo, e por causa da sua fé foi morto apedrejado. Mesmo diante da morte, seguiu o exemplo do seu mestre Jesus.

“E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: “Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” (Atos 7:59-60)

Apóstolo Paulo: em todos os lugares e para todas as pessoas que teve contato procurou e buscou oportunidades para anunciar tudo o que era preciso e proveitoso aos seus ouvintes.

“E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto. Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” (Atos 20:25-27)

Os cristãos, os atalaias de hoje:

Os cristãos são aqueles que foram “conquistados” pelo evangelho da salvação, por essa razão devem cumprir com a missão de atalaia sobre a vida dos seus familiares, vizinhos, amigos e outros, procurando avisá-los do perigo que estão correndo se não derem ouvidos à palavra de Deus. Pois é preciso que saibam que existe a salvação e a condenação eterna e conheçam o amor de Deus pelo pecador, apesar de detestar o pecado. O desejo do Senhor Deus é que todo homem (humanidade) se desvie do destino que leva a perdição. A missão de proclamar a redenção de Deus para esta geração é de todo o cristão. Pois a tarefa do atalaia é fazer com que todos possam ouvir o testemunho da palavra de Deus, e que no fim ninguém possa chegar diante de Deus e dizer que não teve oportunidade de ouvir sobre a salvação.


“Mas se advertires o ímpio do seu caminho, para que eles se convertam, e ele não se converter morrerá na sua iniquidade, mas tu terás livrado a tua alma.” (Ezequiel 33:9)

Anunciar a vontade de Deus tem um aspecto muito sério, pois seus atalaias não podem falhar no cumprimento de sua missão. Se alguém se perder espiritualmente pelo fato de não ouvir a proclamação do evangelho da salvação, o Senhor cobrará dos seus atalaias a responsabilidade desta alma.

“Mas se o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta para avisar o povo, e se a espada vier, e levar um vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue cobrarei da mão do atalaia.” (Ezequiel 33:6)

Sendo assim, devemos proclamar o evangelho da salvação a todas as pessoas, pra que Deus não venha a requerer de nós o sangue dos que se perderem espiritualmente por causa nossa negligência. Devemos nos esforçar ao máximo que pudermos para sermos servos de Deus e “pescadores de almas”, assim como um dia Jesus chamou os seus discípulos e apóstolos.


“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mateus 4:19)

Que sejamos genuínos e sinceros atalaias e prontos a transmitir a mensagem de amor e misericórdia de Deus a todas as pessoas que estiverem ao nosso redor. Pois não foi sem propósito que Jesus nos conquistou pelo seu maravilhoso evangelho.

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pedro 3:9)

Artigo escrito por Jardel Maia

Publicidade