Os atalaias no seu tempo

“A ti, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lhes darás aviso da minha parte.” (Ezequiel 33:7)

O Atalaia era à pessoa que ficava de sentinela numa torre do castelo ou no local mais alto e estratégico das muralhas que cercavam a cidade, para avisar o seu povo a qualquer momento sobre a presença do inimigo. Deus comparou a missão do atalaia com a que os seus profetas exerciam no meio do povo, avisando-os das ameaças que poderiam levá-los à destruição espiritual.

Atalaias do Antigo Testamento:

No Antigo testamento Deus diz que os profetas Jeremias e Ezequiel foram constituídos atalaias entre o povo para anunciar a sua mensagem. E que os judeus seriam levados cativos para a Babilônia como consequência dos seus pecados de idolatria. Entretanto, outros servos do Senhor Deus cumpriram com esse propósito (Parecido como a do atalaia):

Moises: quando avisou o faraó das consequências que assolariam os egípcios, caso ele não libertasse os hebreus da escravidão. (A relutância do faraó em impedir a saida dos hebreus do Egito resultou nas 10 pragas no Egito – Êxodo 7-11).

Jonas: pregou na segunda oportunidade que Deus lhe havia dado de anunciar juízo e destruição da cidade de Nínive. (Sociedade conhecida pela sua maldade e perversidade). Após a mensagem ter sido dada, os ninivitas se arrependeram e creram em Deus – Jonas 3:5-10.

Profeta Micaías: foi o único profeta em Israel que falou a verdade de Deus para o rei Acabe – além de Elias. Disse para ele não ir à guerra contra os sírios, caso contrário, morreria. Entretanto, o rei acabou dando ouvidos à maioria, outros 400 profetas que diziam o contrário, porque se preocupavam em transmitir palavras que agradavam o rei. Contudo, cumpriu-se a mensagem de Deus. O rei Acabe acabou sendo morto nas mãos dos sírios. (Nesse caso, a Bíblia nos ensina que nem sempre a palavra de Deus será agradável aos nossos ouvidos – 1 Reis 22:1-40).


Atalaias do Novo Testamento:

No Novo Testamento também podemos ver bons exemplos de atalaias de Deus. Jesus Cristo é o maior exemplo de como devemos ser atalaias. O mestre não apenas falou palavras de amor ao seu próximo como advertiu francamente os homens quanto aos seus enganos e pecado. E acima de tudo, a pratica de tudo que ensinou. Não deixou de cumprir com todos os desígnios de Deus (João 17:4).

João Batista: exortava o povo a arrepender-se dos seus pecados porque o Reino dos Céus estava próximo (Mateus 3:1-2). Também avisou o rei Herodes do seu pecado de imoralidade, por tomar como sua mulher a sua sobrinha e esposa do seu próprio irmão (Mateus 14:1-12).

Estevão: deixou um belo testemunho e resumo da história dos hebreus até a chegada de Cristo, e por causa da sua fé foi morto apedrejado. Mesmo diante da morte, seguiu o exemplo do seu mestre Jesus.

“E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: “Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.” (Atos 7:59-60)

Apóstolo Paulo: em todos os lugares e para todas as pessoas que teve contato procurou e buscou oportunidades para anunciar tudo o que era preciso e proveitoso aos seus ouvintes.

“E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto. Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” (Atos 20:25-27)

Os cristãos, os atalaias de hoje:

Os cristãos são aqueles que foram “conquistados” pelo evangelho da salvação, por essa razão devem cumprir com a missão de atalaia sobre a vida dos seus familiares, vizinhos, amigos e outros, procurando avisá-los do perigo que estão correndo se não derem ouvidos à palavra de Deus. Pois é preciso que saibam que existe a salvação e a condenação eterna e conheçam o amor de Deus pelo pecador, apesar de detestar o pecado. O desejo do Senhor Deus é que todo homem (humanidade) se desvie do destino que leva a perdição. A missão de proclamar a redenção de Deus para esta geração é de todo o cristão. Pois a tarefa do atalaia é fazer com que todos possam ouvir o testemunho da palavra de Deus, e que no fim ninguém possa chegar diante de Deus e dizer que não teve oportunidade de ouvir sobre a salvação.


“Mas se advertires o ímpio do seu caminho, para que eles se convertam, e ele não se converter morrerá na sua iniquidade, mas tu terás livrado a tua alma.” (Ezequiel 33:9)

Anunciar a vontade de Deus tem um aspecto muito sério, pois seus atalaias não podem falhar no cumprimento de sua missão. Se alguém se perder espiritualmente pelo fato de não ouvir a proclamação do evangelho da salvação, o Senhor cobrará dos seus atalaias a responsabilidade desta alma.

“Mas se o atalaia vir que vem a espada, e não tocar a trombeta para avisar o povo, e se a espada vier, e levar um vida dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue cobrarei da mão do atalaia.” (Ezequiel 33:6)

Sendo assim, devemos proclamar o evangelho da salvação a todas as pessoas, pra que Deus não venha a requerer de nós o sangue dos que se perderem espiritualmente por causa nossa negligência. Devemos nos esforçar ao máximo que pudermos para sermos servos de Deus e “pescadores de almas”, assim como um dia Jesus chamou os seus discípulos e apóstolos.


“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mateus 4:19)

Que sejamos genuínos e sinceros atalaias e prontos a transmitir a mensagem de amor e misericórdia de Deus a todas as pessoas que estiverem ao nosso redor. Pois não foi sem propósito que Jesus nos conquistou pelo seu maravilhoso evangelho.

“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pedro 3:9)

Artigo por Jardel Maia

6 comentários sobre “Os atalaias no seu tempo

  1. Vanessa Gabriel (@vg_vaness)

    Glória a Deus por tudo, explicação muito objetiva de grande valia!

  2. Elaine Oliveira

    Gostei muito deste site! Ele me esclareceu muitas duvidas!

  3. Alvaro Jaime Nhabomba

    Estimei bastante da meditação. Prometo seguir o caminho.

  4. Que PALAVRA!! Nesta manhã o Senhor me deu esta palavra. O interessante é que só li o capítulo. Durante o dia vivi. E a noite assim que cheguei fui meditar (o livro de Ezequiel é muito difícil pra mim. Interpretação). Mas com essa explicação, pude absorver o que o Senhor fala comigo. “Filha mesmo no exílio, não deixe de proclamar a minha PALAVRA. Isso esta além de igreja, pastor e etc”. Meditar x transmitir x viver x persistir. OBRIGADA!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s