Intercessão poderosa

Intercessão II

Reflexão:

  1. Como é possível obter a vida eterna? 
  2. Qual é a forma de conseguir ser ouvido por Deus?
  3. Como obtemos nossos pedidos feitos a Deus?
  4. Se você vê um irmão pecar, o que você faz?
  5. Há solução para o pecado? Qual pecado que a Bíblia diz para não rogar?
  6. Por qual pecado devemos rogar?
  7. O cristão vive em pecado? O inimigo pode lhe tocar?

O que diz a palavra?

13 Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus. 14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. 16 Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue. 17 Toda injustiça é pecado, e há pecado não para morte. 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca.” (1 João 5:13-18)

Chegando ao entendimento: (Respostas as questões de reflexão)

  1. Conseguimos obter a vida eterna crendo que Jesus é o Filho de Deus, obedecendo a Deus pelo batismo de Jesus, no sacrifício de Cristo, e pela presença do Espírito Santo (5:13; veja 5:8-10).
  2. Deus nos ouve quando pedimos algo que é concernente com a sua vontade (5:14).
  3. Se o que pedimos a Deus é concernente a sua vontade, podemos estar certos que obteremos o que pedimos, porém, nem sempre de acordo com a nossa vontade, mas pela dele (5:15).
  4. Quando presenciamos um irmão pecar, devemos pedir a Deus por ele, com súplicas e orações (5:16).
  5. a) Sim, há solução para o pecado: primeiro pelo sacrifício de Jesus, segundo, pelo arrependimento do pecador, terceiro pela intercessão dos santos junto a Deus. b) O pecado que não se deve rogar é o pecado para morte. No contexto da carta, é aquele que desvia para as mentiras dos anti-cristos (5:16,17; veja 2:18-24).
  6. O pecado que devemos rogar é o pecado não para morte; aquele que é possível ser tratado, com disciplina e correção (5:17).
  7. a) O cristão não vive em pecado, pois deixou a vida pecaminosa quando se entregou a Cristo pelo batismo. Em determinadas situações, ele pode cair por fraqueza e/ou pressão, porém, logo se arrepende e pedi o perdão de Deus. b) O diabo não pode tocar o cristão, pois está preso; ele foi derrotado na cruz, e expulso do céu quando Jesus subiu, enviando-o a terra. Satanás agiu por um breve período dentro dos limites definidos por Deus, até que foi lançado no lago de fogo (5:18; veja Apocalipse 20:7-10; Lucas 10:18; 11:20-22).

Aplicação: (Conclusão)

  1. Nossas vidas devem ser entregues Àquele que pode salvar pela eternidade: Jesus!
  2. Deus nos ouvirá, quando confiarmos nele.
  3. Deus atenderá nossos pedidos, segundo sua vontade, quando confiarmos nele.
  4. Peça a Deus por seus irmãos que estão em pecado; não julgue! Ore, interceda e suplique!
  5. Jesus é a solução para o pecado, entregue-se a Ele, e leve outras pessoas a Ele.
  6. Apesar de estarmos num mundo cheio de injustiças, é necessário permanecer fiel, não deixando que o pecado nos corrompa. Se porém pecarmos, devemos seguir a regrinha de 1 João 2:1: 1) Não pecar; 2) Se pecar, arrependa; pois temos um Advogado junto ao Pai: Jesus!
  7. Cristãos devem viver em santidade; vida pura em retidão, integridade e santificação. Viva a excelência da comunhão com o Deus santo; decida não se contaminar e ser completamente fiel ao Senhor (Veja Daniel 1:4-9; 3:15-18)! O inimigo nada pode fazer contra você quando você anda na luz de Cristo.

Leitura de encorajamento:

19 Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 20 Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” (1 João 5:19-21)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s